Com percentual de 35,87%, Carine Schwingel (União Brasil) foi eleita para assumir a administração de Estrela para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, a candidata alcançou 6.710 votos e será a primeira prefeita da história da cidade. Ela foi escolhida para comendar o Executivo ao lado de Márcio Mallmann (Podemos).
Natural de Caxias do Sul, Carine tem 44 anos, é jornalista por formação e empresária. Ela também soma passagens pela área da comunicação e foi proprietária do Jornal Nova Geração. Foi primeira-dama durante oito anos, atuou como secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, bem como esteve à frente da pasta de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Sustentabilidade.
A prefeita eleita é casada com Carlos Rafael Mallmann, hoje secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do RS. Sobre ser a primeira mulher a governar o município, ela destaca a importância de abrir espaço para lideranças femininas em meio à política. “Ainda é um ambiente masculino. Queremos fazer o convite para que mulheres participem ativamente”, afirma.
Compromisso com município e região
Com plano de governo divido em quatro eixos, Carine aposta em uma atuação voltada à reconstrução pós-cheia e foco nas necessidades da população. Além disso, a prefeita eleita confirma continuidade de projetos iniciados e que tenham recursos garantidos. Uma equipe para transição de governo deve ser formatada nos próximos dias.
“Não queremos mais famílias sem casas e crianças sem escolas. Também temos como prioridade resolver o trânsito e garantir o desenvolvimento das empresas. Vamos ter um olhar forte para o povo Estrela e para fazer mudanças com responsabilidade. Nossa campanha foi pautada na construção coletiva, vamos levar isso adiante e governar para todos”, diz Carine.
Quanto ao desenvolvimento da região, Carine destaca a importância de construir parcerias, sobretudo para avançar com assuntos relacionados à infraestrutura. Além de uma nova ponte sobre o Rio Taquari, entre Estrela e Lajeado, ela aponta a necessidade de um anel viário para desafogar o fluxo na rodovia federal.
No plano de governo, a prefeita eleita apresenta a possibilidade de uma ponte entre Estrela e Cruzeiro do Sul, que também facilitaria o fluxo ao Vale do Rio Pardo e outras regiões. “Com a força do regionalismo que vamos resolver situações estruturantes. Precisamos ter uma atuação regional. Falamos muito em região, mas aplicamos muito pouco isso. É sempre um olhar individual de cada município”, comenta.
Trabalho na comunidade
Vice-prefeito eleito, Márcio Mallmann comemora a vitória, consciente da responsabilidade que vem com ela. “Nos próximos passos temos que montar equipe. Procuramos lideranças comunitárias, pessoas que estão engajadas no dia a dia da população. Com esse grupo, vamos sentar e formar o governo”, destaca.
Mallmann acredita que a vitória foi resultado da simplicidade durante a campanha e garante que sua experiência pode aproximar o governo da comunidade. “Eu sou do interior, sou um agricultor e a gente representa muito essas pessoas. Com certeza, o meu papel vai ser trabalhar pela agricultura e pela educação”, afirma.
Em oito anos como vereador, Mallmann destaca sua atuação na educação, com a criação de bibliotecas, laboratórios, salas de aula e creche no interior. Ele garante continuar defendendo pautas como essas e diz que o diálogo será a principal ferramenta do próximo governo.
PRINCIPAIS PROPOSTAS
- Criação de Grupo de Prevenção, Controle e Mitigação dos Efeitos Climáticos, capacitação e estruturação da Defesa Civil, e sistemas de alertas
- Desassoreamento do Rio Taquari e arroios, com utilização de cascalhos para uso nas estradas
- Destinação de parte do IPTU para reforma de calçadas e melhorias em acessibilidade
- Conectar bairros aos polos de expansão
- Alargar viaduto sobre a BR-386, em direção ao bairro Pinheiros
- Atualização do Plano Diretor
- Implantação de Centro de Acolhimento