A Orquestra de Teutônia foi recebida de volta de sua viagem com festa. Depois de vencer o Festival Internacional de Grimma, na Alemanha, o município organizou uma carreata, com o Caminhão do Corpo de Bombeiros Voluntários, para celebrar o título.
A carreata de recepção saiu da Associação Pró Desenvolvimento da Água do bairro Languiru e passou por 17 ruas do município. Na expectativa da chegada do ônibus que trazia os músicos, estavam os familiares, amigos e o prefeito, Celso Aloísio Forneck.
“Quando recebemos a notícia de que nossa orquestra foi premiada mais uma vez internacionalmente com prêmio de qualidade de música, nos sentimos muito envaidecido e por isso recebemos com tanta alegria”, disse Forneck.
Carina Wagner, mãe do trompetista Rafael Felipe Wagner, estava ansiosa esperando pelo filho. Rafael já tinha feito outras viagens internacionais em função da música, mas esse foi o primeiro festival. “Incentivamos ele desde pequeno, ele sempre foi bem envolvido com a música. Para nós, é muito gratificante”, comenta.
Rafael já participou da Orquestra do Colégio Teutônia, onde também foi professor, e da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), com quem viajou pelo país. “Quando eu liguei para ele, no sábado, me disse que estava bem confiante de que iriam vencer o festival”, afirma Carina. Mas nem todos estavam acostumados com a vida de músico. Edenir Alcídio Stroher tocou trompete e fez a sua primeira viagem para a Alemanha. Para ele, a experiência foi enriquecedora.
Tão bom quanto viajar, foi bem recebido ao voltar para casa. Os dois filhos de Edenir o esperaram com cartazes celebrando a vitória do pai. “Tudo de bom é voltar para casa. Viajar é bom, mas nada como voltar para casa. Nossa família é tudo”, diz. A Orquestra venceu as três edições que participou, nos anos de 1997, 2000 e 2022. Dessa vez, os instrumentistas competiram na categoria Orquestras Estrangeiras.