Todos os dias, ONGs, setor de Meio Ambiente e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) recebem denúncias de maus tratos contra animais. Com o selo Delegacia Amiga dos Animais, a Polícia Civil de Estrela também se engajará nas denúncias mais graves, onde precisa de autuação e recolhimento dos animais.
Há 16 anos, a vereadora e ativista, Tiane Cagliari, fundou a ONG Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa). Desde então, verifica, em parceria com voluntários, a situação das denúncias conforme a gravidade, como doenças e atropelamentos.
O Cartório Especializado no Combate aos Crimes Ambientais, inaugurado na sexta-feira, dia 25, na Delegacia de Estrela, investigará casos referentes à crueldade animal, mas também crimes ambientais. “A gente vive em um momento que o meio ambiente está muito depredado. Quanto mais envolvimento, multas e prisões, maior será a conscientização das pessoas. Nossa expectativa é de que o índice diminua. É um grande passo para a causa animal e ambiental no município”, afirma Tiane.
Parceria
Por meio de um convênio, o governo municipal irá ceder dois estagiários para colaborar com os atendimentos. A atuação é focada nos crimes contra a fauna e a flora e os maus tratos a animais de estimação.
De acordo com o delegado Juliano Stobbe, a Polícia Civil sofre com a falta de efetivo, mas em contrapartida, possui excelentes profissionais, ainda que sejam poucos. “Felizmente temos uma grande parceria com o Legislativo e Executivo. Neste momento, o cartório será ocupado por um estagiário, que terá o apoio direto de um policial escrivão”, conta.
A partir de agora, o processamento será mais rápido, bem como o trabalho de prevenção, repressão e fiscalização. “Não quer dizer que os demais crimes ficarão impunes ou terão menor prioridade. Apenas atuaremos com mais rapidez na causa ambiental também”, observa.
“Lutamos pela vida”
A secretária estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Regina Becker, esteve presente na inauguração do cartório. Há mais de 40 anos é militante da causa animal. Foi pioneira na luta no Rio Grande do Sul e primeira deputada a defender o tema. Por isso, enfrentou vários preconceitos.
“Parece que nossos esforços são de menor valor, mas é o contrário. Lutamos pela vida, sustentabilidade do planeta e nos preocupamos com o futuro. Essa militância tem uma origem, que é poder sentir os seres vivos de uma forma diferente e entender que em cada olhar tem um pedido de ajuda”, afirma.
Referência para outras cidades
O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, ressalta a importância de proteger a vida do ser humano e dos animais. Para ele, a Polícia Civil é a “delegacia amiga” da comunidade. “Agora tem um setor específico para esses casos. É mais um passo de vários que damos em parceria com outros órgãos”, frisa.
Pioneiro no Vale do Taquari com o cartório, Estrela será referência para outros municípios. “Tenho certeza de que outros prefeitos pensarão em formatos como estes, de como cuidar melhor dos animais”, finaliza.