Considerada uma das mais famosas e tradicionais corridas de longa distância realizada anualmente em todo o mundo, a Maratona de Boston atrai milhares de pessoas no dia 17 de abril. O Vale do Taquari estará representado por cinco atletas, entre eles o casal de Teutônia Guilherme e Débora Stapenhorst.
Diferente dos outros atletas que estreiam em Boston, o educador físico de Teutônia, Guilherme Stapenhorst, 36, vai para a segunda edição. Em 2017 completou a prova em 2h49min40seg. Cita que a maratona é mais cobiçada entre os maratonistas. “É como se fosse a Copa do Mundo das Maratonas, a energia dessa prova é única, todo atleta é tratado com muito respeito.”
Cita que o fator índice torna a corrida exclusiva para os melhores corredores (no gênero e faixa etária). “Por isso Boston se tornou tão almejada e admirada pelos atletas.”
O índice para prova foi adquirido na Sevilla Marathon, em 2022, com o tempo de 2h34min46seg
Significado histórico
Esposa de Guilherme, a advogada Débora Guimarães Togni Stapenhorst, 37, fará a estreia em Boston. A classificação também ocorreu em Porto Alegre, quando completou a corrida em 3h27min39seg, em junho do ano passado.
Diferente do marido, Débora teve um giro por semana menor, foram 70 quilômetros, porém considera que teve um desempenho positivo, pois treinou sem lesões e interrupções.
Como o marido correu a prova, aproveitou as dicas para se preparar. “Sei que não é uma prova plana, então espero uma prova desafiadora, mas também bastante emocionante, pois dizem que a atmosfera da cidade durante o evento é muito especial.”