Da geração de energia à popularização como ponto turístico, a Cascata Santa Rita é uma importante personagem da história de Estrela, município que completa 147 anos neste sábado.
Poucos sabem que a beleza natural localizada na Linha São Jacó abrigava uma hidroelétrica. A estrutura gerava energia elétrica ao município desde 1914, há mais de um século atrás. A cascata também foi uma reconhecida área de lazer no passado, com estrutura para banho, espaço com churrasqueiras e até um bar.
Infelizmente restam apenas resquícios dessas épocas vindouras.
Hoje, o Cascata Santa Rita mantém seu encanto graças à originalidade da natureza e fácil acesso. A estrada até lá é quase toda asfaltada. Para chegar aos pés da queda d’água, é necessário fazer uma trilha leve de 100 metros com uma descida mais íngreme.
O banho é proibido em função da profundidade do poço. Entretanto, inúmeras pessoas se aventuram nas águas em épocas mais quentes do ano. Por vezes, a beleza natural acaba prejudicada por irresponsáveis que deixam lixo nos ambientes.
A esperança de dias melhores vem com a possível concessão da Cascata Santa Rita para a iniciativa privada. Desta forma, uma empresa será responsável por construir uma nova hidrelétrica e investir na estrutura para os visitantes.
Repost no 365
A Micheli Berta (@micheliberta) registrou a beleza do anoitecer no Sonora Bier Rock, em Estrela. Se trata do primeiro brewpub regional, modelo comum na Europa onde a cerveja é produzida e consumida apenas no empreendimento.
A Talina Rodrigues (@talinarodrigues) apresenta o charme do Parque da Lagoa, espaço reformulado na orla do Rio Taquari, em Estrela.