Jornal Nova Geração

BR-386

CCR implantará novos equipamentos de sinalização na ponte do Taquari

Mudança visa reduzir danos e colisões nos cones colocados no trecho para dividir a pista

FOTOS: GABRIEL SANTOS

Novos equipamentos de sinalização e divisores de fluxo serão implementados na ponte do Rio Taquari, na BR-386, no trecho entre Lajeado e Estrela. A mudança na sinalização visa reduzir danos e colisões nos cones colocados no trecho para dividir a pista.

A informação foi confirmada nesta quarta-feira, 4, em entrevista à Rádio A Hora, pelo gerente de operações da concessionária, Paulo Linck, e o coordenador de engenharia, Gabriel Cunha.

Atualmente, devido às interdições para obras, o fluxo de veículos na rodovia está operando no sistema de contrafluxo, com uma faixa em cada sentido e uma terceira faixa reversível para auxiliar o tráfego nos horários de maior movimento. A mobilização das equipes para reorganizar a sinalização é feita manualmente, com um tempo médio de 30 minutos para cada sentido na faixa reversível.

Contudo, Linck destaca que a movimentação intensa de veículos tem causado o deslocamento ou até retirada dos cones, o que exige intervenções corretivas constantes e a formação de filas em horários de maior movimentação. “Essas ações interrompem temporariamente o tráfego, o que agrava os transtornos para os motoristas, pois uma faixa precisa ficar fechada para a movimentação dos operários.”

A concessionária estima que no trecho entre Estrela e Marques de Souza existam mais de 5 mil cones, a grande maioria em Lajeado e Estrela, entre a ponte do Arroio Boa Vista e a ponte do Rio Taquari.

Recuperação da ponte

Além das modificações na sinalização, a CCR ViaSul continua com o cronograma de obras para duplicação da BR-386 entre Marques de Souza e Lajeado, com previsão de conclusão para 2025. A empresa mantém mais de 500 funcionários trabalhando simultaneamente em 15 frentes de serviço ao longo do trecho, utilizando mais de 90 equipamentos, como escavadeiras e caminhões, para atender às demandas.

Uma das etapas mais complexas das obras envolve a recuperação estrutural da ponte sobre o Rio Taquari. O reforço das fundações e a recuperação dos pilares exigem a utilização de equipamentos especializados, perfuratrizes, duas balsas e até mergulhadores. Cunha informou que os tubulões da ponte sofreram danos significativos, o que levou ao bloqueio da pista norte em setembro. Para resolver o problema, será feito o reforço com novas estacas e a construção de um bloco novo.

A obra está sendo executada por uma empresa de São Paulo, especializada em trabalhos portuários e embarcados, que utilizará balsas para as intervenções no leito do rio. As primeiras etapas incluem a execução de estacas e a instalação de camisas metálicas nos tubulões, com apoio de mergulhadores.

A previsão da CCR ViaSul é de que a liberação total do fluxo de veículos no local ocorra até março de 2025.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: