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ESTRELA

CCR ViaSul apresenta novo acesso da BR-386 à Rota do Sol

Trabalhos começaram no fim de julho, mas anúncio foi feito na quinta-feira, com a presença de representantes da concessionária e líderes regionais. Passagem ligará a rodovia ao bairro Pinheiros e ao Distrito Industrial do município

Preparativos na área que receberá a nova passagem iniciaram no fim de julho. Trecho é conhecido por concentrar parte do fluxo de veículos na área urbana do município (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

A CCR ViaSul apresentou na manhã da quinta-feira, 17, uma das principais obras nesta etapa da concessão da BR-386 no trecho de Estrela. Será implementada uma passagem em nível sobre a rodovia, no quilômetro 354, que vai conectar a estrada à rua João Fell, no bairro Pinheiros, e à Rota do Sol. Segundo levantamento da concessionária, por dia passam pelo local cerca de 20 mil veículos.

Os trabalhos no local iniciaram no fim de julho, e conforme relatório de atividades da empresa, estão quase 3% concluídos. A previsão anunciada pela CCR ViaSul para a entrega do dispositivo é em agosto de 2024 e as intervenções já estavam previstas no plano de concessões. O canteiro de obras será instalado junto à Fábrica de Rações da Cooperativa Languiru.

De acordo com a diretora de Engenharia e Implantação da CCR Rodovias, Thaís Borges, será “um grande viaduto para transpor os dois lados do município”. O trabalho ocorre em quatro frentes, com cerca de 100 funcionários e 40 máquinas envolvidas na construção. O investimento está estimado em R$ 27 milhões.

Ela valorizou a importância e o impacto da obra para a região. “Nós vamos melhorar a vida de muita gente, de muitas indústrias que geram empregos e riqueza. Sabemos da responsabilidade que temos.” E realçou que os trabalhos necessitam de bons profissionais e garantiu que os melhores especialistas em engenharia rodoviária estão envolvidos no projeto.

Assinatura da ordem de início ocorreu com a presença de líderes regionais e representantes das empresas (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

Já o prefeito Elmar Schneider reafirmou os benefícios oferecidos pela nova ligação. “Vamos aproximar a BR desse novo Distrito Industrial que surge no bairro Pinheiros e hoje tem mais de 10 empresas. Nesse espaço aqui teremos uma nova cidade. Estamos muito felizes com esse grande investimento, que vai ajudar e contribuir muito em relação a mobilidade urbana”, disse.

A diretora explicou que, na engenharia, a construção é chamada “obra de arte especial” pela complexidade. “Para a CCR é especial também porque vem com segurança, vem com fluidez, vem com geração de empregos, vem com tributos recolhidos.” Ela pontuou que os trabalhos não começam quando as máquinas estão nas ruas. “Estudamos esse projeto a 9 meses, cada centímetro dele foi estudado”, completou.

Questionamentos aos prazos

Aspectos de segurança e sobre o cronograma das obras na rodovia foram destacados por Thaís. “Temos grandes números. A duplicação está com 90% do avanço concluído. Ela segue com a previsão de liberação de todas as faixas até o fim de novembro. A faixa adicional entre Lajeado e Estrela fica para fevereiro”, afirmou.

A questão dos prazos e organização da obra sofreu questionamentos nas últimas semanas, sobretudo por parte de empresários e vereadores de Lajeado. “Nós fazemos todos os esforços, não só nessa obra, mas nas outras 149 que estamos tocando, para que tudo aconteça da forma mais harmônica possível”, realçou a diretora.

O prefeito comentou as manifestações em nível regional, que atacavam o andamento dos trabalhos nas obras ao longo da rodovia. “Eu até acho que houve um exagero, mas sempre procuramos amenizar com conversa, diálogo, e é isso que queremos seguir fazendo. O que eu diria é isto, vamos reivindicar, mas sempre dentro do respeito”, acrescentou.

A diretora da concessionária disse entender as reclamações originadas dos transtornos, mas realçou a necessidade das intervenções para que a obra siga conforme o cronograma. “É natural que durante a fase de obra as rodovias tenham a velocidade e a fluidez reduzida, e que ela se transforme em um grande caminho de serviço. Tudo isso é feito para que a rodovia seja melhorada”, mencionou Thaís.

Imagem aérea do local da obra está em relatório de mensal CCR ViaSul (Foto: Reprodução)

Ausências mencionadas

Schneider ainda criticou a ausência da maior parte dos vereadores na solenidade. Dos 13 parlamentares, quatro compareceram ao evento. “Eu penso que aqui não poderia faltar nenhum vereador. Então, quando algum deles reclamar, vocês perguntem: ‘eu estive lá no dia do lançamento, e você?’”, apontou.

Melhorias ao trânsito

A construção do novo acesso deve ser a solução para um dos pontos que mais preocupa os usuários da BR-386. O fluxo no local aumentou a partir do fechamento do retorno no bairro Imigrantes, em setembro de 2021. Desde então, a sobrecarga tornou a passagem um dos principais gargalos do trecho urbano da rodovia, além dos riscos apontados por usuários e líderes locais.

Outras obras previstas

No período de concessão da BR-386 à CCR ViaSul, mais dois acessos a Estrela estão confirmados, ambos entre o 13º e o 15º ano do contrato – de 2032 a 2034. Uma delas será junto à Transantarita, no quilômetro 356, no mesmo estilo da obra anunciada nesta quinta-feira. A outra será na entrada para o Distrito de Glória e ao município de Bom Retiro do Sul, no quilômetro 362.

Sobre a construção

A interconexão do tipo trombeta é um tipo de viaduto, onde o retorno é feito sobre a pista principal, em uma espécie de alça. No acesso ao bairro Pinheiros, a passagem vai partir do sentido interior-capital, e será incorporada ao lado da Fábrica de Rações da Cooperativa Languiru, na rua João Fell, que liga a BR-386 à RSC-453.

NÚMEROS DA OBRA

  • 65 mil m³ de movimento de terra, equivalente a 6,5 mil caminhões movimentados
  • 113 toneladas de aço
  • 3,2 toneladas de revestimento asfáltico
  • geração de 100 empregos
  • trabalho em 4 frentes simultâneas
  • 40 equipamentos utilizados
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