Jornal Nova Geração

ESTRELA

Centenário registrado e marcado na história

O Paladino, que comemorou 100 anos em 7 de setembro de 2021, continua em atividade com a papelaria e a livraria. Homenagens evidenciam o trabalho da empresa para a comunidade

Herói cavaleiresco, de caráter inquestionável e que segue o caminho da verdade, da lei e da ordem, sempre disposto a proteger os fracos e lutar por causas justas. Esse é o significado do nome que leva a empresa centenária de Estrela, O Paladino.

Fundado em 7 de setembro de 1921 por Antônio Cardoso, o segundo jornal mais antigo do Vale do Taquari tinha, no início, uma tiragem de 400 exemplares. Em 1936, Aloysio Schwertner associou-se ao veículo que, por reflexos da Segunda Guerra Mundial, deixou de funcionar em 1941. Na época, eram produzidos cerca de 5 mil exemplares. 

O jornal paralisou suas atividades há 80 anos, mas O Paladino segue com o comércio de papelaria e livraria. A tradição é cultivada pelo filho de Aloysio, Roque Schwertner, e sua família.

Os 100 anos da marca estrelense servem de inspiração para veículos de comunicação e outras empresas do município. Homenagens do Jornal Nova Geração, por meio do Grupo A Hora, e do pub O Gato da Praça, ambos localizados no antigo prédio de O Paladino, no centro da cidade, marcaram a noite de sexta-feira, 10. Na sede do jornal, houve a inauguração de uma placa festiva ao centenário, e o lançamento de duas cervejas com rótulos alusivos à empresa.

Forma de agradecer

Sócio-proprietário de O Gato da Praça, Luciano Agostini, conta detalhes do kit de cervejas lançados em homenagem ao Paladino. (Foto: Larissa Santos)

O sócio proprietário de O Gato da Praça, Luciano Agostini, conta que ele e um grupo de amigos tinham o sonho de fazer cerveja e de abrir um pub. Quatro anos de investimento foram necessários para que, em 2017, o espaço fosse inaugurado. Para preservar a história, foram feitas reformas no local, mas sem modificar a fachada do prédio. “Quando falávamos que o bar fica em frente à praça, ninguém entendia. Quando dizíamos que era no porão do O Paladino, todos conheciam. A gente se beneficiou muito da força e do nome deles”, lembra. 

Ao saberem que a empresa faria 100 anos, decidiram produzir uma edição limitada de cervejas belgas como forma de homenagear e reconhecer o trabalho da família Schwertner. São 50 kits com duas garrafas que variam de 8,4% e 11% de teor alcoólico. “São poucas empresas centenárias em Estrela. Queríamos comemorar e lembrar desta marca, principalmente como forma de retribuir pelo reconhecimento que o nome tem para a gente”, afirma Agostini. 

As 100 garrafas envasadas estão disponíveis para comercialização no O Gato da Praça. Criada pelo cervejeiro Douglas Sulzbach, a bebida é forte e dura por muito tempo. Segundo o sócio proprietário, o rótulo possui cores para combinar com o estilo da cerveja, bem como o selo comemorativo ao centenário. “São duas cervejas marcantes que combinam com a história deles”, observa. 

O Gato da Praça está localizado no porão do prédio onde antes funcionava o Jornal O Paladino. (Foto: Larissa Santos)

Documentário

Diversas novidades foram anunciadas durante a inauguração da placa em homenagem a O Paladino. Com interesse em resgatar a história da empresa, o nome do antigo jornal será utilizado em um anuário que o Grupo A Hora pretende lançar nos próximos meses. Além disso, um documentário sobre a história da comunicação do Vale do Taquari será produzido.

Conforme o diretor executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss, a ideia é contar as contribuições de cada veículo para a região, desde os primórdios, com o Taquaryense, até a atualidade. “Resgatar a história da comunicação é resgatar a história e a vida das pessoas ao longo de mais de um século. Faremos isso com os jornais e rádios. Esse documentário vai ser da região, mas Estrela será bastante protagonista pelo Paladino e NG”, afirma.

Marca registrada na comunidade

A trajetória de 100 anos da empresa marcou a comunidade de Estrela e da região. Para Roque Schwertner, as comemorações do centenário fazem parte de um legado iniciado pelo pai. “Todos falam de O Paladino por causa do jornal, está no nosso DNA. Continuamos com a livraria e papelaria, distribuindo produtos de qualidade. Temos o dever de continuar mantendo essa história em Estrela e na região”, salienta.

Livraria e papelaria 

O prefeito Elmar Schneider relembra que morava no interior de Linha Wink quando criança. E o material escolar era comprado na livraria e papelaria O Paladino. “Em nome do município, gostaria de agradecer pelos 100 anos de atividade. Muitas vezes as pessoas perdem a oportunidade de escrever uma história tão bonita como a que vocês escreveram. Parabéns por darem continuidade a esse empreendimento”, ressalta.

“Nova Geração é um produto do Jornal O Paladino”

Um dos fundadores do NG, Adonis Fauth, mostra exemplar do jornal para o diretor executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss. (Foto: Larissa Santos)

Desde o fechamento do Jornal O Paladino, Estrela ficou 25 anos sem circulação de um impresso. De acordo com um dos fundadores do jornal NG, Adonis Fauth, um jornal menor surgiu neste tempo. Com o nome “O…”, os exemplares ficavam disponíveis em bancas e as pessoas podiam ler, mas sem levar para casa. Em dezembro de 1975 teve a última edição do jornal. A paralisação do trabalho inspirou um grupo de jovens a criar, de forma voluntária, o Jornal Nova Geração.

“Foram mimeografados uns 60 exemplares da primeira edição para distribuir de forma gratuita pela cidade. Assim como o antigo jornal, disponibilizamos os exemplares em bancas, mas a repercussão foi tão grande que fizemos mais, pois as pessoas levavam para casa ao invés de deixar lá”, lembra Adonis.

Por dois anos, o NG funcionou de forma clandestina. Aloysio Schwertner se associou ao jornal e, em setembro de 1969, a empresa foi registrada. “Por isso o Nova Geração é um produto do antigo jornal O Paladino. Foi o pai do Roque que nos ajudou”, afirma.

Referência

Segundo a secretária especial de Cultura, Esporte e Lazer, Carine Schwingel, O Paladino foi o berço do jornalismo no município e compromissos foram firmados para que Estrela tivesse seu jornal. “Hoje a gente pode comemorar e agradecer a família do Roque por ter iniciado essa história, por manter a marca e ser referência para o NG”, pontua.

Para ela, é impossível trilhar um caminho no presente com um olhar para o futuro, sem observar o que foi feito no passado. “Ele nos dá a base para seguir adiante. O prédio onde ficava o jornal, carrega na sua essência a história do município que foi contada por milhares de páginas de O Paladino. Queremos aqui pessoas e empresas que assumam o compromisso de valorizar o passado e quem ajudou a construir essa cidade”, ressalta.

Placa alusiva ao centenário está na sede do jornal NG. (Foto: Carlos Eduardo Schneider)
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: