O Centro de Saúde de Imigrante obteve o Selo Ouro UBS Amiga do Idoso, atingindo a quarta etapa da certificação promovida pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Esse reconhecimento evidencia o compromisso da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, com um atendimento de qualidade e humanizado à população idosa.
A secretária de Saúde e Assistência Social, Jóice Horst, ressalta que a certificação resulta do esforço da equipe de enfermagem e das agentes comunitárias de saúde, responsáveis por monitorar e atualizar o sistema de indicadores do programa. Além disso, através da Rede Bem Cuidar, o Município estruturou o Grupo Bem Cuidar Itinerante, que leva atividades preventivas às comunidades e fortalece o vínculo com os idosos.
“A Rede Bem Cuidar tem sido essencial para qualificar a equipe e ampliar as ações de prevenção em saúde, atendendo melhor a população. Os indicadores monitorados, como diabetes, hipertensão, coleta de pré-câncer, vacinação e testes rápidos, garantem mais investimentos para o Município. Com a participação ativa da comunidade, conseguimos reverter esses recursos em melhorias, como a aquisição de um veículo para fortalecer os atendimentos”, explica a secretária.
O programa recebe recursos mensais do Estado, assegurando a continuidade dessas ações. Quanto maior o engajamento da população, mais estruturado e eficiente se torna o atendimento aos idosos.