Jornal Nova Geração

CAFÉ DA MANHÃ EMPRESARIAL

CIC Teutônia debate sobre benefícios e inovações do Cadastro Positivo

Assunto foi abordado pela supervisora comercial e de desenvolvimento RS da CDL Porto Alegre, Nutiele Cardoso Freitas

Evento ocorreu na manhã desta terça-feira e contou com a participação da supervisora comercial e de desenvolvimento RS da CDL Porto Alegre, Nutiele Cardoso Freitas (Crédito da imagem: Leandro Augusto Hamester).

“O impacto do Cadastro Positivo na avaliação de crédito: inovações e benefícios” foi pauta do Café da Manhã Empresarial da CIC Teutônia realizado nesta terça-feira, 23, dirigido especialmente para profissionais das áreas de crédito, financeiro e cobrança. O assunto foi abordado pela supervisora comercial e de desenvolvimento RS da CDL Porto Alegre, Nutiele Cardoso Freitas.

Na oportunidade foram destacados os benefícios do Cadastro Positivo para as empresas, como utilizar esses dados na análise de crédito para vender mais e boas práticas. “O uso de relatórios com informações restritivas e positivas permite avaliações de crédito mais precisas, reduzindo o risco de inadimplência e promovendo a saúde financeira das empresas”, destacou Nutiele.

“O serviço de consulta de crédito e inadimplência é um dos mais longevos da CIC e conta com muitos usuários. Com as informações do Cadastro Positivo, nossos associados têm a possibilidade de conhecer ainda melhor os seus clientes, não apenas em casos de negativação no momento da concessão de crédito”, destaca a diretora executiva da CIC, Carina Schulte Bolfe.

A palestrante explicou que o Cadastro Positivo foi implementado em 2011, mas que por questões “culturais” ainda não está 100% em operação. “As empresas ainda têm por hábito buscar informações de cadastro negativo, e não positivo, na consulta para concessão de crédito. No atual cenário de instabilidade no Rio Grande do Sul após as cheias, a consulta ao Cadastro Positivo pode ser uma oportunidade de vendas e com pagamento. Quanto mais informações, mais assertiva será a análise de crédito”, frisou Nutiele.

Ela também trouxe exemplos de como a inteligência analítica e indicadores positivos ajudam nesse processo. “A informação positiva nos permite um olhar mais detalhado da condição do cliente. Consumidores com o mesmo perfil cadastral e sem restrições podem apresentar comportamentos distintos de consumo de crédito e pagamento. Essas informações são levadas em consideração para a tomada de decisão final”, disse, apresentando os diferentes serviços de consulta disponíveis conforme o perfil de cada empresa usuária.

Entre os indicadores positivos que integram essa base de dados estão informações do comportamento de pagamento (faturas em atraso, adiantamento de pagamento e pontualidade de pagamento) e comportamento de consumo (contratos recentes e grau de comprometimento).

Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é o banco de dados com informações de pagamento dos compromissos financeiros e pagamentos relativos às operações de crédito e aos serviços continuados dos consumidores (Pessoa Física ou Jurídica).
Oferece uma visão mais completa e equilibrada da capacidade e comportamento financeiro das pessoas, armazenando informações sobre o histórico de crédito dos consumidores, incluindo pagamentos de contas, empréstimos e outras obrigações financeiras.

A ferramenta pode ajudar a criar um perfil mais preciso dos consumidores, permitindo melhores condições de crédito àqueles com bom histórico e ajudando a reduzir a inadimplência. Não integram a base de dados informações de transações à vista, saldo em conta corrente, investimentos, rendas, aposentadorias e informações sensíveis (origem social e étnica, estado de saúde, informações genéticas, orientação sexual, convicções políticas, religiosas e filosóficas).

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