Jornal Nova Geração

HOMENAGEM AO BICENTENÁRIO

Colégio Teutônia expõe mostra sobre imigração alemã

Atividade é base para estudos e debates entre os estudantes e está aberta para visitas da comunidade

Material reúne textos e fotografias que remontam colonização de todo o Brasil. (Crédito da imagem: Grasi Nabinger)

“Jornada para o Brasil: história das migrações de povos de língua alemã” é o tema da mostra exposta no Colégio Teutônia. Material apresenta trajetória dos imigrantes ao longo dos últimos dois séculos. Conteúdo é desenvolvido pelo Instituto Martius-Staden. Mostra é base para estudos e debates entre os estudantes e está aberta para visitas da comunidade.

“São vários aspectos da cultura alemã… da vinda dos imigrantes. Desde a saída dos navios da Europa, a educação, a religiosidade, o nazismo. Toda a história está presente na exposição”, compartilha a professora de Alemão, Tatiana Fiegenbaum Richter. Material reúne textos e fotografias que remontam colonização de todo o Brasil.

É o sétimo ano consecutivo em que a escola recebe mostras com tema cultural germânico. “Geralmente as exposições são do Instituto Goethe, porque pertencemos a uma rede de escolas – Escolas Pasch – e são exposições em alemão. Esta é a maior, em celebração aos 200 anos da imigração, e é a primeira em português. Chegou aqui através do consulado”, conta a professora de Alemão, Angelita Lohmann.

Crédito da imagem: Grasi Nabinger

A cada ano, exposições abordam diferentes temas. Objetivo é despertar o entusiasmo pela cultura alemã para além da língua escrita e falada, aprendida em sala de aula. “Todos os aspectos que compõe a construção do estudo da Língua Alemã no Rio Grande do Sul”, complementa Tatiana.

Mostra é itinerante e já foi exposta em diversas cidades do Brasil. Em Teutônia permanece até segunda-feira, 31.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: