Jornal Nova Geração

CONEXÃO

Colônia de Férias garante a alegria das crianças no verão

Municípios de Colinas e Fazenda Vilanova possibilitam que alunos das redes municipal e estadual participem de atividades esportivas, lúdicas e de saúde durante recesso escolar

Tarefas proporcionam a integração entre os jovens e estimulam a saúde mental (Foto: Karine Pinheiro)

É hora de passar o protetor solar e aproveitar o verão! A segunda Colônia de Férias de Colinas iniciou na tarde dessa quarta-feira, 4, com banho na piscina, trilha no meio dos animais e gincana recreativa. Durante os meses de janeiro e fevereiro muitas atividades gratuitas estão previstas para as crianças e adolescentes que passarem as férias no município.

O projeto em parceria com o Sesc Lajeado é voltado aos alunos das redes municipal e estadual de educação. Para participar basta ter entre dez e 17 anos e fazer a inscrição junto ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Neste ano, as crianças podem se aventurar no rapel, esportes radicais, praticar a culinária, exercer a criatividade no grafite, além de participar das oficinas de ritmos, circo e teatro.

Quem participou em 2022, esperou ansiosamente as férias iniciarem. A Eduarda Barrow de Borba, de 13 anos, destaca que também aprendeu tarefas relevantes para a vida durante a primeira edição. “Gostei muito de participar do curso de primeiros socorros. Foi interessante porque vou levar isso para toda a vida”, destaca.

Para a secretária de Saúde e Assistência Social, Angelita Herrmann, a Colônia de Férias é um projeto que permite que o aluno aproveite o verão de forma leve, bem como descubra novos interesses, mas sem manter a rotina de estudos que exige muito tempo durante o ano. Ela ressalta que as atividades são elaboradas com o propósito de desenvolver as habilidades dos adolescentes.

“São tarefas que proporcionam a integração entre os jovens, estimulam a saúde mental, eles se sentem aceitos e acolhidos. Por isso nos preocupamos em retomar esse momento para que eles possam ter dias de muita diversão”, afirma Angelita.

A psicóloga do Cras, Gisele Nietiedt, aponta para a importância de manter as crianças em atividade no período de férias. “Geralmente acaba sendo um tempo ocioso, onde eles ficam imersos nas telas. Na Colônia eles têm esse intercâmbio entre escolas e sem mantêm ativos”, avalia.

Experiência e descobertas

Durante a maioria das atividades, os participantes são divididos entre dois times. Com as duas equipes dentro da piscina, o instrutor jogava bolinhas de gude para que os jovens procurassem ao fundo. Com os pés para fora da água, logo os adolescentes voltavam com os artefatos na mão. Alguns deles conseguiram mergulhar pela primeira vez.

O passeio no Moinhos do Campo, interior de Estrela, foi novidade nesta segunda edição. Além das atividades aquáticas, os participantes fizeram uma trilha entre arroios, ovelhas, bois e vacas. Para Yasmin Scherer, de 12 anos, o primeiro dia de férias já superou as expectativas dela.

Ela relata que durante a primeira edição também pode experimentar esportes radicais, como rapel, bem como atividades com o Corpo de Bombeiros Voluntários Imicol. A aluna Francine Lohmann Alerth, 14, também destaca as diversas atividades esportivas, como o futsal.

Para Bruna Grabrieli Plentz, 13, a Colônia de Férias é uma oportunidade para aproveitar o período fora da escola com novos aprendizados. “É uma oportunidade que pode trazer algo muito gigante pra nós É uma experiência incrível e poucas pessoas têm acesso a isso. Então fico feliz em aproveitar todas as oportunidades de aprendizagem”, afirma.

Férias em Fazenda Vilanova

A agente de cultura e lazer do Sesc Lajeado, Débora Nonnenmacher, conta que a iniciativa que veio do Executivo de Colinas chega neste ano até Fazenda Vilanova. Ela destaca a importância de os municípios estarem se mobilizando para implantar o projeto nas cidades. “É um momento de integração e recreação. Eles descobrem o protagonismo deles por meio das atividades. Sentimos que eles sempre querem retornar no ano seguinte”, avalia.

A primeira Colônia de Férias de Fazenda Vilanova tem inscrições abertas até o dia 13 de janeiro. Alunos de 10 a 15 anos podem se cadastrar na Secretaria de Educação. Segundo o secretário Fabrício Meneghini, são 40 vagas para a rede municipal e estadual. Ele reforça que atividades como jogos cooperativos, escotismo, cicloturismo e luau fazem parte da programação. As atividades iniciam em 19 de janeiro e se estendem até 10 de fevereiro.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: