Um acidente de lancha na noite de sábado, 14, em Estrela, deixou sete feridos. Por isso, o programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, da manhã desta segunda-feira, 16, entrevistou o responsável pela Capitania de Portos, Átrio de Oliveira Cruz, que compreende a área de Lajeado e 65% dos rios e lagos do RS.
Conforme Cruz, foi aberto um inquérito administrativo sobre o acidente de navegação para determinar as causas. “Há um prazo de 60 dias para ele ser concluído, então não posso passar informações, porque as causas serão apuradas e apresentadas ao Tribunal Marítimo.”
De forma geral, Cruz diz que os condutores de embarcações devem tomar cuidados redobrados devido ao nível baixo de rios, arroios e lagoas. O índice de colisões e encalhamentos aumenta. “O condutor às vezes conhece o leito, mas o trajeto pode apresentar modificações”, pontua.
O capitão ressalta que a habilitação do motorista e a documentação da embarcação devem estar em dia. Nesta época, percebe aumento muito grande na procura para habilitação de transporte amador. Para obtenção, o candidato ao documento precisa passar por curso que envolve treinamentos e, ao fim, uma prova.
“É interessante usarmos o rio para atividades de lazer, mas com segurança. O condutor não pode ingerir bebidas alcoólicas e a embarcação não pode ter mais pessoas do que o permitido.”
Assista a entrevista na íntegra