O governo municipal lançou na tarde desta segunda-feira, 22, o Pacote Agrícola 2023. Voltado a fortalecer o setor primário, o benefício alcança este ano cerca de R$ 1,1 milhão e contempla mais de 900 produtores. O ato ocorreu no saguão da prefeitura e reuniu dezenas de produtores.
O recurso é decorrente da geração de ICMS do exercício do ano anterior no setor primário e varia conforme a faixa de valor adicionado em que o produtor se encontra. A quantia correspondente é creditada no Cartão Produtor Rural e disponibilizada ao produtor no momento da retirada na prefeitura, conforme cronograma. Os valores podem ser usados para compras de insumos às propriedades rurais em estabelecimentos cadastrados.
O prefeito Celso Forneck destacou que os produtores de Teutônia representam cerca de 15 % da população e geram um retorno de mais de 40% em ICMS ao município. Segundo ele, isso justifica que a gestão tenha um olhar mais cuidadoso para o setor primário, “que tanto produz e tanto investe”.
O chefe do Executivo exaltou a importância do benefício, que atinge quase mil famílias, auxilia o agricultor em suas atividades e fortalece a economia do município. “Isso é muito dinheiro que fica em Teutônia, que reverte para o nosso comércio e que de novo nos vai dar retorno”, afirmou.
Forneck lamentou as dificuldades enfrentadas pela Languiru, mas expressou otimismo sobre a possibilidade de recuperação da cooperativa. Disse que o governo trabalha com intensidade para ajudar na reversão do quadro e mencionou a reunião da Associação dos Municípios (Amvat) prevista para 1º de junho, que vai incluir a nova gestão da entidade e membros do governo federal.
Mais incentivo, mais retorno
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia e Westfália, Liane Brackmann, agradeceu o incentivo e ressaltou que os valores renderão compras maiores em relação a 2022, devido à redução no preço de insumos e fertilizantes. Segundo ela, muito dessa melhora no cenário econômico se deve à mobilização dos produtores e das organizações do campo.
Conforme Liane, cada incentivo que o agricultor recebe, ele retribui com mais produção e mais investimentos. “Estamos aqui para agradecer em nome das nossas 900 propriedades, mais de mil produtores que, com certeza, farão jus e farão por merecimento receber mais esse estímulo”, afirmou.
A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Lídia Dhein, destacou a participação do conselho municipal do setor para o debate sobre as políticas públicas a serem aplicadas pelo Executivo. Ressaltou os investimentos constantes feitos pelos produtores em suas propriedades e exaltou a agricultura como base aos outros setores e responsável pela “pujança” da economia de Teutônia.
A vice-prefeita Aline Röhrig Kohl falou sobre as visitas do projeto Gabinete nas Ruas às comunidades do interior, onde foi possível identificar as demandas de cada localidade. Segundo ela, essa proximidade possibilitou atender pedidos em outras áreas que favorecem a vida no meio rural. Investimentos em escolas do interior, pavimentações em estradas, implantação de açudes e a presença do Ônibus da Saúde são iniciativas que vão ao encontro das famílias do campo.