Jornal Nova Geração

Começa construção do Plano de Turismo

Poder público e empreendedores participaram de palestra de sensibilização Diego Zenkner, do Sebrae (Foto: divulgação)

O Executivo e empreendedores estão empenhados em atrair turistas, e incrementar o setor e a economia de Colinas. Para isso, começam a construir o Plano Municipal de Turismo. O primeiro passo foi uma palestra de sensibilização sobre o tema, realizada na última semana, conduzida pelo Sebrae RS e a Entre Rios Consultoria e Eventos, empresa voltada ao desenvolvimento turístico sustentável.

Durante o encontro, os especialistas abordaram as novas características incorporadas pelo turista durante a pandemia. Segundo as representantes da empresa, Roséli Nascimento e Rita Michelon, atualmente esse cliente apresenta um perfil que busca a sustentabilidade ambiental, social e econômica na prática, com preferência por viagens curtas (regionais), em pequenos grupos, para lugares que proporcionem contato com a natureza e que apresentem segurança sanitária. Ainda, segundo elas, os segmentos mais procurados têm sido o turismo rural, de natureza, o ecoturismo, o turismo de aventura e o gastronômico, opções abrangidas pela região.

Mais turistas na região

Para o representante do Sebrae RS, Diego Zenkner, o Vale do Taquari está em evidência. “O fluxo de pessoas da Serra, capital e da própria região circulando por aqui aumentou muito durante a pandemia, o que não tem precedentes. Este é um momento chave para que as cidades da região qualifiquem seus serviços e produtos, e se fixem definitivamente no cenário turístico estadual”, afirma.

Próximas ações

Nas próximas semanas, o Sebrae RS e a Entre Rios irão visitar pontos turísticos e empreendimentos locais que atendem diretamente o segmento. O objetivo é realizar um diagnóstico geral do município, analisando, inclusive, a infraestrutura pública, como acessos, sinalização e placas informativas. Em seguida, estão previstas oficinas com empreendedores, iniciativa pública e comunidade para a elaboração do Plano Municipal de Turismo.

O desenvolvimento do plano está sendo subsidiado 50% pela Administração Municipal e 50% pelo Sebrae e servirá, futuramente, como uma ferramenta para contribuir com o desenvolvimento da atividade em âmbito municipal, apresentando estratégias e ações voltadas ao incremento e estruturação do turismo no destino.

“É uma grande oportunidade”

A tursimóloga de Imigrante, Tatiana Gärtner, se emociona ao falar da importância da iniciativa para qualquer município. “Ver o que está acontecendo em Colinas é algo inédito e uma grande oportunidade de desenvolvimento do turismo, não só no município, mas da região. É muito especial quando a comunidade aceita o chamado do poder público para realizar este tipo de trabalho conjunto.”

 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: