Jornal Nova Geração

ESTRELA

Começa obra de pavimentação da “pior rua da cidade”

Rua no bairro Pinheiros é alvo de reclamações de moradores e comunidade escolar de creche nas proximidades. Município promete entregar reforma até o começo do ano letivo

Preparativos para a pavimentação iniciaram segunda, com a remoção do asfalto antigo e colocação de brita para nivelar a rua. Crédito: Jhon Willian Tedeschi

Os pedidos da comunidade por melhorias em um dos piores trechos urbanos no município começam a gerar resultado. Iniciou nessa segunda-feira, 16, a obra de pavimentação da rua Herta Lohmann Porn, no bairro Pinheiros. As más condições da via deram a ela o apelido de “pior rua da cidade”. A partir de agora, a equipe de trabalho tem cerca de um mês para entregar os 82 metros asfaltados.

O asfalto será implantado nas proximidades da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Espaço de Sonhos. A reivindicação também partia da comunidade escolar, devido ao grande fluxo de veículos que levam os alunos ao local. O governo projeta terminar a reconstrução da rua até o início do ano letivo, em fevereiro.

Começar a obra em janeiro atende a essa condição, para evitar transtornos maiores no tráfego em direção à creche. “Conseguiremos avançar no período de férias e concluir antes de recomeçarem as aulas”, projeta o secretário de Infraestrutura, Osmar Müller. Ele pontua que são centenas de pessoas beneficiadas, entre alunos, pais e funcionários. “É uma obra esperada há anos”, conclui.

Melhoria na segurança

Os relatos dos moradores são de alívio em relação aos riscos de acidentes no local, uma vez que, mesmo com pavimento, a quantidade de buracos praticamente inviabilizava a circulação. A aposentada Lúcia Leonhadt lembra de situações onde por pouco não aconteceu algo mais grave. “Teve uma queda de motociclista que estava com a filha na garupa, dentro de um buraco.”

Outro aspecto que a moradora destaca é a dificuldade para entrada nas residências com garagens, devido à degradação da pista. “Já tiveram carros que não conseguiam passar e tiveram problemas em pneus e até no para-choques”, recorda. Por outro lado, ela demonstra otimismo e satisfação com o início dos trabalhos. Lúcia menciona um encontro que teve com o prefeito Elmar Schneider e cobrou as melhorias diretamente do gestor. “Isso é algo muito bom que está acontecendo para nós e esperamos que o resultado seja o melhor possível”, acrescenta.

Informações sobre a obra

O asfaltamento vai da esquina com a avenida Guilherme Siegmann e vai até a frente da Emei Espaço de Sonhos. O objetivo inicial é adequar as bocas de lobo e tubulações ao projeto, para não ser necessário refazer a canalização, e preservar as entradas das casas no processo de preparação da via, que teve o asfalto retirado.

O investimento total é de quase R$ 173 mil, de um financiamento feito junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), junto ao Fundo Municipal de Pavimentação. A empresa vencedora da licitação finalizada em dezembro foi a Conpasul.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: