Dezembro chegou e com ele muitas coisas importantes de se lembrar, além das festas e presentes. Este é também o mês mais famoso por enriquecer a economia. Pois além de ser o mês de maior consumo varejista é também o mês onde boa parte das pessoas acertam suas dívidas para “começar o ano bem”.
Não há ninguém errado nesta narrativa, são hábitos de consumo e pagamento criados – e que curiosamente cresceram junto com capitalismo. Mas ao invés de ignorarmos tais indicadores seria bem importante admiti-los e encará-los, para de fato mudarmos a nossa saúde financeira.
Mas que tal não precisar acertar pendências, nem se endividar comprando presentes e pagando impostos no fim de ano? E é por isso mesmo que gostaria de compartilhar algumas dicas financeiras para que você possa estar, não apenas começando o ano bem, mas também planejando o ano seguinte.
A primeira coisa que posso dizer – a qual pode ser considerada uma loucura – é: compre no crédito. Isso mesmo, aproveite do momento que você mais movimenta e faz compras (seja presentes para você, para família ou até mesmo em viagens para visitá-la). A compra no crédito, se bem controlada e feita no cartão correto, pode te garantir grandes benefícios, como por exemplo: cashback, milhas, troca por produtos e descontos. O maior desafio mesmo é planejar bem suas compras, não parcelar tudo, mas também controlar os valores que paga à vista.
Elencado a melhor dica é fácil seguir com o resto… Utilize ainda deste último mês para planejar suas metas, sejam elas financeiras ou não. Coloque no papel mesmo, desenhe se necessário. O importante é traçar seus principais objetivos que almeja conquistar no ano que está por vir. Para isso seja realista, coloque prazos, etapas… Enfim, seja específico, quanto mais, melhor.
Ainda, não deixe de incluir em seus planejamentos o controle de seus gastos fixos mensais e sazonais, como por exemplo seus impostos ou despesas médicas. Lembre-se… novo ano, novas metas e novos hábitos!