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ECONOMIA

Comércio aposta em promoções para aumentar vendas do Dia dos Pais

Estabelecimentos do município reforçam planejamento voltado à atração de consumidores. Projeções feitas para o RS indicam aumento de 10% nas vendas na comparação com 2022, com faturamento de cerca de R$ 700 milhões

Preparativos avançam para receber a maior parte do público consumidor, previsto para ir às compras na sexta e sábado (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

Na semana do Dia dos Pais, lojistas intensificam estratégias para emplacar uma das datas mais importantes para o comércio. Em Estrela, as vitrines recebem as ofertas e eventuais apostas para atrair o público, sobretudo nos segmentos com a maior procura, como vestuário e calçadista. Por outro lado, itens fora do usual, voltados à experiências e qualidade de vida, também registram demanda.

Mesmo assim, os dois dias que antecedem a comemoração devem concentrar a busca por presentes. Ao longo dessa semana, em alguns períodos dentro do horário comercial se verificava algum movimento nas lojas, mas nada que seja comparado ao fluxo esperado, em especial no sábado, 12.

A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela projeta que, do volume de vendas no comércio local, roupas e calçados representariam de 30% a 35%, enquanto eletroeletrônicos alcançariam 20% a 25%. O crescimento projetado, na comparação com o ano passado, pode chegar a 15%. “Esse ano temos um período maior de venda dentro do mês de agosto para o dia dos pais, são duas semanas comercializando”, aponta o vice-presidente do Comércio da entidade, Leandro Kremer.

Ele destaca a campanha feita pela Cacis, para estimular o consumo em estabelecimentos locais. “Foram distribuídas 70 mil cartelas e acreditamos que possa vir a faltar”, diz. “O comércio se preparou, com promoções e prazos diferenciados”, comenta Kremer. A campanha termina no domingo, 13, e vai distribuir cinco prêmios – uma smart TV de 58 polegadas, uma caixa de som portátil e três vales combustível no valor de R$ 300,00 cada.

Conjuntura estadual e nacional

O espectro estadual indica um incremento de 10% nas vendas em relação ao ano passado. Uma avaliação divulgada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) aponta que a circulação de valores no mercado deve ser de R$ 700 milhões. Para a entidade, essa expectativa positiva ajuda a movimentar a economia e impulsionar as vendas.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que as vendas no Brasil vão ultrapassar os R$ 7,6 bilhões. Na comparação com 2022, o montante representa um crescimento de 2,2% e desconsidera a inflação dos últimos 12 meses. O valor é menor que em 2021, quando a movimentação foi de R$ 7,8 bilhões, e do que há 10 anos, com faturamento de R$ 8,5 bilhões.

Na avaliação da FCDL-RS, o comércio gaúcho ainda enfrenta um cenário desafiador para obter resultados semelhantes ao período pré-pandemia. “Há mostras de queda da inflação, e a redução de 0,5 ponto percentual na taxa Selic promovida pelo Banco Central deve dar mais fôlego ao poder de compra das pessoas. Também deve ser considerado o fator emocional da data, que serve como motivação para que os consumidores busquem comprar presentes”, diz o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Em nível estadual, os produtos que devem liderar o ranking de vendas são os mais tradicionais para a data, como roupas, calçados, perfumaria e produtos de higiene, bebidas e eletroeletrônicos, com o ticket médio na aquisição desses artigos por volta de R$ 250,00. “Os lojistas devem aproveitar mais esta data significativa do calendário comercial para captar e fidelizar clientes, com uso das redes sociais, vitrines atrativas, um bom mix de produtos, promoções e condições de pagamento facilitadas”, acrescenta Koch.

Cenário otimista

Responsável pela filial de Estrela das Lojas Dullius, Sabrina Blasi ressalta o otimismo com as vendas. Voltado ao vestuário, o comércio registrou crescente no movimento ao longo da semana, a partir das promoções estabelecidas. “O maior volume de vendas deve ocorrer entre sexta e sábado”, diz, ao atribuir esta condição ao comportamento dos consumidores. Mesmo assim, a projeção é que os resultados superem o ano passado.

Fora do espectro dos itens mais procurados, a Ortobom, no ramo de colchões e travesseiros, vai na mesma linha. A sócia-proprietária Jéssica Oliveira destaca que a data serve como uma oportunidade para presentar de uma forma diferente. E também busca alternativa para buscar o público, com uma campanha onde uma compra a partir de determinado valor, rende um kit com furadeira e parafusadeira.

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