Jornal Nova Geração

Comércio de portas fechadas

VALE DO TAQUARI – Os prefeitos da região se reuniram na terça-feira, dia 31, para decidir sobre a situação do comércio. Com a aprovação da maioria, a decisão da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) era de que o setor deveria retornar ao atendimento, com restrições, na quarta-feira, dia 1º. Mas, neste dia, o governador do Estado, Eduardo Leite, publicou novo decreto, determinando que o comércio permaneça fechado até 15 de abril. Seguindo a determinação, Estrela, por exemplo, adotou novas medidas de prevenção e enfrentamento da pandemia do coronavírus. Foi mantido o estado de calamidade pública, e, seguindo a determinação estadual, o fechamento do comércio, com exceção daqueles considerados essenciais, e a suspensão das aulas em toda a rede de ensino até o dia 30.

Decisão uniforme

Para o presidente da Amvat e prefeito de Nova Bréscia, Marcos Martini, o decreto do Estado atende um pedido da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para que houvesse uma decisão uniforme. “Hoje temos uma referência, que é o decreto estadual. Aguardávamos por esse posicionamento. A partir deste decreto, os nossos prefeitos estão se reorganizando para que, neste momento, se atinja o principal objetivo, que é diminuir a possibilidade de contágio.”

O que funciona?

  • Estabelecimentos industriais de qualquer tipo, inclusive da construção civil;]
  • Estabelecimentos que forneçam insumos às atividades essenciais ou à indústria, também da construção civil, e os de prestação de serviços, ainda que não essenciais, que não atendam ao público;
  • É vedado, em qualquer caso, o atendimento ao público com a aglomeração de clientes;
  • Lojas de conveniência dos postos de combustíveis podem funcionar das 7h às 19h, menos aos domingos, com exceção daquelas localizadas em estradas ou rodovias;
  • O transporte público segue funcionando, mas não pode exceder à capacidade de passageiros sentados.

E as contas?

Com o comércio fechado e contas em aberto para pagamento, principalmente carnês, a dúvida é: como acertar os valores? A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) de Estrela destaca que cada lojista define como fará para receber os pagamentos. O cliente deve entrar em contato para ver a forma de pagamento adotada. Alguns estabelecimentos já optaram pelo depósito bancário, outras por repassar, via telefone, o número do boleto para pagamento. A entidade também alinhou algumas dicas (leia quadro) para para que os negócios sobrevivam em tempos de crise, incluindo comentários do economista-chefe da CDL Porto Alegre, Oscar Frank.  

Alternativas para o fechamento

Proprietária da Luxus Magazin, do Centro de Estrela, Cris Leipelt destaca que já busca alternativas para manter a venda de roupas mesmo com o fechamento do comércio. “Vamos fazer vendas online e levar as peças no condicional para as clientes que solicitarem. Assim elas poderão experimentar as roupas em casa”, diz. Além disso, explica que para o pagamento de carnês, a loja se colocará à disposição para buscar o dinheiro na casa da pessoa ou para que o cliente possa realizar depósito bancário. 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: