A quantidade de feriados em dias úteis será maior em 2023. São pelo menos três a mais em relação a 2022. Ao todo, nove em nível federal e dois estaduais, sendo a maioria deles entre terças e quintas-feiras. Pela análise da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/RS), o fechamento das lojas nestas datas deve impactar de forma negativa a economia gaúcha.
As perdas do comércio no RS são estimadas em pelo menos R$ 185 milhões por dia, cerca de R$ 2 bilhões no ano. De acordo com o presidente da federação, Vitor Augusto Koch, o custo econômico é expressivo e prejudica a competitividade brasileira no contexto internacional. “Um calendário recheado de períodos de interrupção causa prejuízos para a indústria e ao comércio.”
Por conta desse cenário, a federação defende a alteração do dispositivo dos feriados nacionais, com a proposta de colocá-los nas segundas-feiras, com exceção do Natal e Ano Novo. O presidente da FCDL ressalta que esta ideia já foi colocada em prática na década de 80 e obteve resultados satisfatórios.
Koch entende que feriados nas terças, quartas e quintas são prejudiciais por desmobilizarem o setor produtivo. “O faturamento perdido não se recupera no outro dia. Além disso, embora seja atraente aos trabalhadores, as perdas financeiras prejudicam a sustentabilidade dos negócios.”
Essa também é a avaliação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Lajeado, Aquiles Mallmann. “Já conversamos entre os associados sobre essa situação. Entendemos ser um momento importante de retomada e os feriados no meio da semana comprometem o desempenho dos estabelecimentos.”
Mallmann sugere mais diálogo entre entidades para avaliar a flexibilidade em caso de feriados municipais. Nesse sentido, entende que poderia haver negociação com os setores da economia para organizar o feriado a fim de reduzir o impacto na economia.
Feriados de 2023
1º/1 (domingo) – Ano Novo
21/2 (terça-feira) – Carnaval
7/4 (sexta-feira) – Paixão de Cristo
9/4 (domingo) – Páscoa
21/4 (sexta-feira) – Tiradentes
1º/5 (segunda-feira) – Dia do Trabalho
8/6 (quinta-feira) – Corpus Christi
7/9 (quinta-feira) – Independência do Brasil
20/9 (quarta-feira) – Revolução Farroupilha
12/10 (quinta-feira) – Nossa Senhora de Aparecida
2/11 (quinta-feira) – Dia dos Finados
15/11 (quarta-feira) – Proclamação da República
25/12 (segunda-feira) – Natal