Jornal Nova Geração

DOENÇA VIRAL

Como funciona barreira sanitária contra newcastle no Vale

Medida foi adotada após confirmação do diagnóstico da doença em um aviário em Anta Gorda, que resultou no abate e enterro de 7 mil animais

Crédito da imagem: Bryan Bicca

Na região de Anta Gorda, Vale do Taquari, foram instaladas oito barreiras sanitárias para conter o avanço da doença de Newcastle. A medida foi adotada após a confirmação do diagnóstico da doença em um aviário do município, que resultou no abate e enterro de 7 mil animais.

Em resposta ao surto, o governo federal suspendeu temporariamente a exportação de carne de aves para 44 países. Apesar da suspensão, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), garantiu que a população pode continuar consumindo carne de frango e ovos da região, pois são seguros para o consumo.

A Vigilância Sanitária informou que não há focos da doença em um raio de 3 km da granja afetada. No entanto, as barreiras sanitárias estão fiscalizando uma área maior para garantir a contenção da doença.

As medidas incluem a desinfecção de veículos de risco, cargas de animais e aviários, além de varreduras em todas as propriedades rurais dentro dos raios de 3 km e 10 km.

Crédito da imagem: Bryan Bicca

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: