Jornal Nova Geração

Como minimizar os impactos da pandemia na saúde mental?

Em um momento de pandemia as pessoas ficam mais suscetíveis aos impactos na saúde mental. Os aspectos negativos da atual situação trouxeram consigo o agravamento dos sintomas de ansiedade e aumento de estresse. A ansiedade traz insegurança, vulnerabilidade, sentimentos de incapacidade e mesmo alterações fisiológicas, afetivas e cognitivas. Mas como podemos minimizar os impactos na saúde mental e driblar essa situação?
Embora o equilíbrio seja necessário, sabemos que não é tão fácil o manter. É preciso pensar nas possibilidades que estão ao seu alcance. Busque se cercar de pessoas que te façam bem, aposte no convívio com amigos e familiares. Com as tecnologias tão presentes nas relações humanas, manter o contato, mesmo que com distanciamento, fica facilitado. Faça alguma atividade física e coma alimentos saudáveis. Atividade e alimentação podem contribuir para sensação de bem-estar e regulação das emoções.
Encontre um hobby ou faça algo prazeroso. Isso pode auxiliar na mudança de foco, fazendo com que pensamentos negativos relacionados à pandemia fiquem em segundo plano da atenção. Evite o consumo excessivo de informações negativas sobre a situação atual. Não tenha medo de se mostrar vulnerável, pedir ajuda não é vergonha. Se for necessário, busque auxílio de um profissional. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto seguir os cuidados de proteção contra à Covid-19.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: