Em um momento de pandemia as pessoas ficam mais suscetíveis aos impactos na saúde mental. Os aspectos negativos da atual situação trouxeram consigo o agravamento dos sintomas de ansiedade e aumento de estresse. A ansiedade traz insegurança, vulnerabilidade, sentimentos de incapacidade e mesmo alterações fisiológicas, afetivas e cognitivas. Mas como podemos minimizar os impactos na saúde mental e driblar essa situação?
Embora o equilíbrio seja necessário, sabemos que não é tão fácil o manter. É preciso pensar nas possibilidades que estão ao seu alcance. Busque se cercar de pessoas que te façam bem, aposte no convívio com amigos e familiares. Com as tecnologias tão presentes nas relações humanas, manter o contato, mesmo que com distanciamento, fica facilitado. Faça alguma atividade física e coma alimentos saudáveis. Atividade e alimentação podem contribuir para sensação de bem-estar e regulação das emoções.
Encontre um hobby ou faça algo prazeroso. Isso pode auxiliar na mudança de foco, fazendo com que pensamentos negativos relacionados à pandemia fiquem em segundo plano da atenção. Evite o consumo excessivo de informações negativas sobre a situação atual. Não tenha medo de se mostrar vulnerável, pedir ajuda não é vergonha. Se for necessário, busque auxílio de um profissional. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto seguir os cuidados de proteção contra à Covid-19.
03/03/25
O lado leste da ponte sobre o Arroio Boa Vista, na ERS-128 (Via Láctea), está interrompido para pa...