Com o objetivo de observar e recuperar as estruturas ao longo do recurso hídrico, as comportas da barragem eclusa de Bom Retiro do Sul serão abertas na próxima quarta-feira, dia 14. O comunicado foi feito neste sábado pelo governo do estado aos municípios.
A ação integra o Projeto de Desassoreamento do Estado do Rio Grande do Sul, dentro do Plano Rio Grande, que prevê um investimento de R$ 300 milhões.
Conforme o prefeito de Lajeado, a iniciativa atende a uma reivindicação dos prefeitos do Vale do Taquari e, com isso, será possível o início de um diagnóstico para eventuais ações de dragagem e limpeza do rio Taquari. “Assim que as águas baixarem, já poderemos iniciar estes estudos”, afirmou o prefeito em rede social.
A abertura das comportas será acompanhada pelos representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e pelo prefeito de Bom Retiro do Sul.
A intenção é manter as comportas abertas até o dia 17 de agosto, para que, neste período, sejam realizadas ações de limpeza em áreas mais afetadas.
O cronograma foi sugerido com base na recomendação do setor de meteorologia do estado, que indicou que o período entre os dias 11 e 17 de agosto será o mais seco e adequado para a realização das atividades.