Com o cancelamento dos bailes do Festival do Chucrute, em decorrência das cheias, a Comunidade Evangélica de Estrela comercializa o alimento típico alemão. A comenda organizadora do evento preparou cerca de 400 quilos da iguaria para as festividades que estavam previstas para maio. Até o momento, cerca de 150 quilos foram doados a restaurantes do município.
Integrante da comenda e uma das preparadoras do chucrute, Aneli Sehn comenta que o prato típico foi servido durante as festividades dos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, data bastante celebrada em Estrela. Além disso, ela destaca que boa parte do alimento também foi comercializado a pessoas que têm o costume de consumir o prato a base de repolho.
“Temos a prática de sempre vender o que sobra dos festivais. Mas neste ano, tivemos que intensificar a comercialização”, comenta Aneli. Um vidro chucrute, com quase um quilo, é vendido a R$ 15. Cerca de 100 quilos ainda estão disponíveis.
Consumo em casa
Um dos responsáveis pela preparação do prato típico, Ernani Sehn explica que para consumir o chucrute em casa, basta lavar bem o alimento para retirada do excesso de sal. “Dá pra comer frio ou refogar com manteiga. Também é possível incrementar o prato com linguiça ou bacon e complementar com outros alimentos típicos”, afirma.
O chucrute é retirado da barrica no momento da compra e pode ser conservado na geladeira, diz Ernani. O alimento típico é feito a base repolho, sal e folha de louro. A iguaria passa pelo processo de fermentação durante 40 dias até ficar pronto para o consumo.
Próximo festival
Os próximos bailes do Festival do Chucrute têm data: 17 e 24 de maio de 2025. Diante do cancelamento neste ano, Aneli afirma que as expectativas para o ano seguinte estão altas. “Já temos a banda La Montanara confirmada para o segundo baile”, destaca. A comenda já atua na organização das festividades.