Jornal Nova Geração

COLINAS

Comunidade pede atrações turísticas permanentes

Atrair visitantes durante todo ano foi reinvindicação apresentada em audiência pública, que definiu novos integrantes ao conselho e apresentou resultados de eventos

Secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Edelbert Jasper solicitou maior participação da iniciativa privada nas atividades de turismo do município (Foto: Ed Moreira)

Investimentos inspirados em atrações da Serra gaúcha foram sugeridos pela população como forma de impulsionar o turismo no município. O objetivo é inserir a cidade no roteiro de turistas durante todo ano, não somente em períodos de eventos. A reinvindicação foi debatida em audiência pública ocorrida na noite de segunda-feira, 20, na câmara de vereadores, na qual também debateu mudanças no conselhos e apresentou dados da ColinasFest e Páscoa Encantada, que juntas reunião cerca de 40 mil pessoas.

O Labirinto Verde, de Nova Petrópolis, e os fornos de cuca instalados na Praça das Etnias, em Gramado, foram apontados como exemplos de atração permanente em potencial e de custo acessível. O secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Edelbert Jasper, disse analisar as sugestões, ao considerar justa a solicitação. “Municípios se espelham no pouco que temos produzido neste segmento, mas precisamos pensar em alternativas criativas, como as citadas, para termos turismo o ano inteiro”, destaca.

Jasper defende que “fazer turismo” em período integral não depende apenas do Executivo. “É uma união de esforços, o poder público dá o suporte, mas o empreendedor e a população devem estar dispostos para fazer acontecer”, justifica. Para ele, os visitantes precisam sentir-se acolhidos e em condições de “suprir suas necessidades” no comércio, restaurantes e hospedagens. “Não podemos depender só de evento, mas também da vontade das pessoas e do incentivo do comércio”, convoca, ao lamentar uma participação abaixo da expectativa na audiência. Cerca de 20 pessoas estiveram presentes.

Reestruturação do conselho

A maior adesão do setor privado tem sido uma busca da pasta, que propôs uma reestruturação do Conselho de Turismo. “Nós tínhamos poucos setores privados representados”, explica Jasper. Dois setores foram incluídos, com Simone Marasca Scheer e Oscar Silveira Duarte como representantes do setor de hoteleiro e Edgar Momberg assumindo o ramo gastronômico, que não definiu suplente.

O conselho é formado por representantes de algumas entidades, secretarias e setores do município e visa fomentar o turismo. A reestruturação das lideranças, entretanto, ainda precisam ser cor concluídas, pois a classe do comércio ficou sem representação, devido à mudança de Duarte, então titular, para a suplência do ramo hoteleiro. Ele atuava sem suplente.

ColinasFest

Ocorrida em março deste ano, a Colinasfest reuniu mais de 20 mil pessoas e gerou um R$ 7,2 milhões em volume de negócios. Os dados foram apresentados pelo presidente da feira, Cesar Buth, que apontou a entrada franca como um diferencial da terceira edição. “Não ter cobrança de recordes ajudou para o público recorde, que procurou o evento por ter muitos shows e apresentações culturais”, comenta.

Buth também revelou que a pesquisa de satisfação trouxe índices positivos, com média de aviação em “bom ou ótimo” na maioria dos segmentos. Para ele, o evento pode ser considerado um sucesso, pois atingiu o objetivo central de “agradar o público”. Para a edição de 2024, foi diagnosticado necessidade de ampliar a praça de alimentar e tentar promover um evento mais longo. “Nos foi sugerido mais dias de ColinasFest, talvez envolvendo até dois fins de semana, é algo que vamos buscar atender”, finaliza.

Páscoa Encantada

As tradicionais atividades de páscoa voltaram a movimentar Colinas. Ao longos dos quatro fins de semana do mês de abril, cerca de 20 mil pessoas visitaram o município. A “Caça ao Ninho” comercializou 4,2 mil ninhos, enquanto a média de outros anos era inferior a 3 mil vendas. Ainda, foram 2.511 ingressos vendidos para o passeio de trenzinho.

Os números surpreenderam a organização. “Não imaginávamos toda essa abrangência”, confessa Paola Scharwz, assessora de secretaria. Para ela, o período “pós-pandemia” pode ter influenciado nos números expressivos. “As pessoas estavam afastadas dos eventos, então pode ter sido uma válvula de escape para quem buscava entretenimento”, argumenta.

Composição do conselho

Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto
Titular: Luana Cristina da Rosa
Suplente: Edelbert Jasper
Secretaria da Administração e Fazenda
Titular: Raquel Andréia Klein Diehl
Suplente: Silvia Lettrari Saling
Entidades culturais
Titulares: Débora Klein e Leandro Schmögel
Suplentes: Fabrício Kortz e Greice Lückmeier Gerhardt
Comércio de Artesanato
Titular: Josiane Schvan Holz
Suplente: Miriana da Silva Maziero Gattermann
Comércio em geral
Titular e suplentes indefinidos
Hotelaria, hospedagens e pousadas
Titular: Simone Marasca Scheer
Suplente: Oscar Silveira Duarte
Restaurante, cafeterias e pubs
Titular: Edgar Momberger
Agroindústria Familiar
Titular: Christina Horst
Suplente: Lourdes Scharb
Emater/Ascar
Titular: Cleide Mabel Duarte Giampetro Gutierrez
Suplente: Marcelo Henrique Müller

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: