Jornal Nova Geração

EDUCAÇÃO

Comunidade se mobiliza para limpeza de escolas e retomada das aulas

Funcionários e familiares organizaram mutirões para reestruturação dos locais. Dentro de condições básicas, atendimentos devem estar normalizados até segunda-feira

União de esforços visa a retomada das atividades nas escolas (Foto: Karine Pinheiro)

A retomada das aulas na região marca mais um capítulo de reconstrução após a cheia histórica ter atingido fortemente algumas escolas. Das 21 instituições de ensino da rede municipal de Estrela, cinco tiveram grandes prejuízos. As Emeis Arroio do Ouro, Cantinho do Lar, Criança Feliz e Pingo de Gente e Emef Leo Joas contabilizam prejuízos milionários.

Em Bom Retiro do Sul, a Emef Genny de Souza da Silva, localizada às margens do Rio Taquari, também sofreu perdas. Na esfera da rede estadual, a Escola de Ensino Fundamental Moinhos, em Estrela, e a Escola de Ensino Médio Colinas ainda contabilizam os danos. Nestas duas, cerca de 240 alunos foram afetados.

A secretária de Educação de Estrela, Elisângela Mendes, defende que, na medida do possível, é importante que as instituições de ensino estejam abertas para acolher as crianças. Dezesseis escolas municipais retomaram as atividades na segunda-feira. Para acelerar o processo nos demais espaços atingidos, foi montado um mutirão de limpeza por funcionários da pasta e familiares dos alunos.

As Emeis Arroio do Ouro e Cantinho do Lar voltaram às atividades na quarta-feira, enquanto a Pingo de Gente e Criança Feliz seguem com atendimentos em outras creches. A escola de Ensino Fundamental Leo Joas retoma as aulas na segunda-feira, 18. Segundo a secretária, os prejuízos já ultrapassam R$ 3 milhões. Ela destaca que ainda é necessário avaliar partes estruturais.

“Esses espaços estão funcionando com as condições básicas para atender as crianças. Assim as famílias sabem que os filhos estão acolhidos e em um espaço seguro em quando eles trabalham na reorganização das casas. Vamos em busca de recursos para conseguir normalizar essa situação, para que possamos nos reestruturar”, afirma Elisângela.

Na Emef Genny de Souza da Silva o impacto foi minimizado devido a retirada de móveis após o aviso da Defesa Civil. A diretora Fabiana Kuhn explica que grande parte dos materiais e documentos foi levada para o segundo piso da escola. “O nível superou o que estava previsto e faltou pouco para atingir a parte cima”, relata.

Para a retomada das aulas também foi organizado um mutirão para limpeza. “A sujeira que ficou nos espaços era assustadora. Limpamos tudo com muita ajuda, colocamos os móveis de volta no primeiro piso e fizemos uma avaliação da rede elétrica”, conta Fabiana. A escola que atende 110 alunos, sendo 89 em turno integral, voltou às atividades na terça-feira.

Retomada e solidariedade

“Estamos de forma cotidiana aqui, limpando sem parar”, afirma a diretora da Escola Estadual Moinhos, Beatris Reckziegel. O espaço foi um dos mais atingidos e as perdas ainda são contabilizadas. O cenário é de faxina, higienização e descarte dos materiais irrecuperáveis. A equipe de trabalho ainda enfrenta a falta de energia no local.

O retorno das atividades está previsto para segunda-feira. Em paralelo aos trabalhos de recuperação do espaço, a diretora destaca que algumas salas estão reservadas para arrecadação de donativos. Além dos materiais escolares para recepção dos alunos, a escola também recebe itens que podem ser destinados para as famílias posteriormente.

“Sabemos que estas pessoas estão envolvidas com a limpeza de suas casas. Então reservamos um local para fazer essa acolhida. As perdas foram totais, então tudo que esteja em boas condições vamos receber, fazer esse ponto de referência na Escola Moinhos e depois distribuir”, comenta Beatris. Para recepção dos 159 alunos, a equipe escolar planeja um momento de acolhida.

Campanha de doação

A campanha de arrecadação de materiais escolares segue em Estrela. Os donativos podem ser entregues na Biblioteca Municipal, localizada na rua Bruno Schwertner, 187. Em Bom Retiro do Sul, os donativos podem ser entregues na Emef Genny de Souza da Silva. Itens pedagógicos também são aceitos.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: