As inscrições para o 12º Concurso de Fotografias de Teutônia foram liberadas nesta semana. O objetivo é registrar os bens materiais ou naturais que possuem importância na história do município, como prédios, ruínas, estátuas, esculturas, templos, igrejas, praças, ou até mesmo partes da cidade, como por exemplo, o Centro Administrativo.
Fotógrafos profissionais e amadores podem participar, tanto moradores de Teutônia, quanto de outras cidades. No entanto, os trabalhos inscritos devem ser inéditos no concurso, originais e relacionados ao tema proposto. Além disso, todas as fotos devem ser tiradas dentro do município.
As inscrições e a entrega das fotografias devem ser feitas até 20 de outubro, na Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, localizada na sala 17 do Centro Administrativo. O horário de atendimento é das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Cada foto inscrita deve incluir no verso as seguintes informações legíveis: pseudônimo do autor, título da obra e local da foto. Além disso, um release da obra deve ser entregue em folha A4, contendo o título da foto.
Cada participante pode inscrever até 10 trabalhos, desde que sejam de sua própria autoria, originais e nunca antes inscritos no concurso. As fotografias devem ser entregues em formato impresso em papel fotográfico de 21cm x 15cm, com todas as informações mencionadas anteriormente, bem como em formato digitalizado.
Os arquivos digitais devem ter no mínimo 6 megapixels de resolução, estarem no formato .jpeg e serem armazenados em um pendrive, que poderá ser retirado na prefeitura após o término do concurso. Não serão aceitas fotografias em preto e branco ou com interferência eletrônica, e apenas o tratamento básico de cor e reenquadramento será permitido para manter a originalidade das imagens.
Um painel de três jurados, profissionais da área de fotografia ou com afinidade profissional com a área, avaliará as fotografias com base em critérios como qualidade técnica e artística, criatividade, originalidade e aderência ao tema.
As três melhores fotos, escolhidas pelos jurados, vão compor o Calendário de Eventos 2024. Estas fotos não participarão da votação popular. As demais imagens serão submetidas à apreciação do público, e as três mais curtidas na página oficial do Facebook do município também serão premiadas.
Premiação
Escolha dos jurados
• 1º lugar: R$ 800,00
• 2º lugar: R$ 500,00
• 3º lugar: R$ 400,00
Votação popular
• 1º lugar: R$ 400,00
• 2º lugar: R$ 300,00
• 3º lugar: R$ 200,00
Todos os vencedores também recebem certificados oficiais