Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a etapa municipal da 17º Conferência Nacional de Saúde aconteceu na última sexta-feira, 17. O evento teve o objetivo de eleger delegados e elencar propostas que serão destinadas para as etapas estaduais e nacional.
O palestrante convidado era o professor doutor Glademir Schwingel, especialista em Saúde na 16a CRS. Ele também é professor na área da saúde pública e saúde coletiva na Univates, e explicou que é necessário que a conferência avalie o trabalho feito nos últimos quatro anos em cada município.
Dessa forma, chega-se a melhores resultados para projetar os próximos quatro anos na área da saúde. Isso é possível com a contínua avaliação e monitoramento dos serviços prestados e demandas da população nesse segmento do serviço público.
No debate entre os presentes, uma das demandas que se destacou foi o programa de próteses dentárias, garantindo acesso a tratamentos odontológicos completos e de qualidade; o incremento das práticas integrativas com abertura de mais agendas e inserção de novas práticas; e o fortalecimento da atenção especializada com mais consultas, exames e cirurgias, garantindo que as pessoas tenham acesso aos serviços de saúde necessários para o tratamento de doenças mais complexas.
Por fim, a comunidade reivindicou o fortalecimento das atividades do programa Encontros com Você, com mais atividades físicas e um espaço para caminhadas, como uma pista ou um caminhódromo.
Mais de 40 pessoas, entre profissionais da saúde e representantes de diferentes comunidades, grupos terapêuticos e projetos sociais e de saúde do município estiveram presentes. Foram eleitos 8 delegados, sendo 4 titulares e 4 suplentes, os quais serão responsáveis em levar as propostas elencadas para a etapa estadual, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de maio, e que colaborará para o planejamento do Plano de Saúde do Estado.