Jornal Nova Geração

Confirmado caso de variante delta em Bom Retiro

Vítima é uma mulher de 86 anos, que morreu no dia 2 de agosto, no hospital do município

BOM RETIRO DO SUL – O Vale do Taquari teve seu primeiro caso confirmado da variante delta nesta quinta-feira, 2, em Bom Retiro do Sul. A vítima é uma mulher de 86 anos que estava internada no Hospital de Caridade Sant’Ana, e foi a óbito no dia 2 de agosto. Ela possuía comorbidades.

Conforme o secretário de Saúde Paulo Marmitt, a idosa morava sozinha, em uma rua movimentada. Ela apresentou problemas de saúde, foi internada na UTI e morreu. Houve a coleta de amostra para análise do Laboratório Central do Estado (Lacen) que, neste caso específico, identificou uma alteração na característica do vírus. Com isso, o exame foi encaminhado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O retorno com a confirmação da cepa de origem indiana ocorreu nesta quarta-feira, 1º.

Segundo Marmitt, o município segue um controle rigoroso, acompanhando os casos ativos que demandam ou não de internação hospitalar. “Desde que houve a coleta, poderia ter sido feito dois ciclos. A variante delta tem como característica sua velocidade de contaminação. Em dois ciclos completos que seriam de 28 dias, não houve variações consistentes no número de casos ativos. Então estamos tranquilos quanto a isso”, afirma.

De acordo com o secretário, as estatísticas mostram que os casos seguem baixos no município. “O hospital de Bom Retiro não tem nenhum paciente internado na ala Covid. Contudo, em Estrela e Santa Cruz, dois pacientes moradores daqui estão internados na UTI”, observa.

Variante Delta pelo Estado

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) teve o retorno do resultado positivo de 19 casos de variante delta nesta quarta, da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Com isto, o RS contabiliza 87 casos confirmados da cepa indiana, mais 148 prováveis delta que aguardam confirmação. Foram coletadas 235 amostras. Além de Bom Retiro do Sul, residentes de Alvorada, Cachoeirinha, Canela, Caxias do Sul, Esteio, Viamão, Guaíba, Porto Alegre, Paraí e Santo Ângelo também tiveram confirmação.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: