Jornal Nova Geração

OPERAÇÃO RÊMORA

Consisa emite nota oficial sobre operação da PF

Consórcio é citado em investigação sobre suposto caso de corrupção que envolve compra de telas interativas

Imagem ilustrativa (Foto: divulgação)

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa) se posiciona sobre a Operação Rêmora que investiga processos licitatórios de aquisição das telas interativas no Estado do RS. O consórcio é citado no suposto caso de corrupção. Operação da Polícia Federal na manhã de quinta-feira cumpriu 11 mandados de busca e apreensão na casa e locais de trabalho dos suspeitos.

Conforme o documento, o processo licitatório das telas interativas foi aberto diante da necessidade apresentada pelos prefeitos dos mais variados municípios do Vale do Taquari. “A decisão foi tomada com o intuito de auxiliar os municípios nos processos estratégicos de modernização e atualização das salas de aula para que os alunos da rede pública municipal pudessem ter acesso à tecnologia e inovação tão necessários nos dias de hoje.”

LEIA TAMBÉM: Estado emite nota oficial sobre investigação a secretário

Confira nota na íntegra

NOTA OFICIAL

Pela presente NOTA OFICIAL, o CONSORCIO INTERMUNICIPAL DE SERVIÇOS DO VALE DO TAQUARI – CONSISA informa que na manhã de 12 de dezembro, recebeu os agentes da Polícia Federal para cumprimento de mandado de busca e apreensão da Operação Rêmora, que investiga processos licitatórios de aquisição das telas interativas no Estado do RS.

Primeiramente cumpre destacar que os consórcios públicos são fundamentais para aprimorar a governança e impulsionar o desenvolvimento dos municípios e da região como um todo. Atualmente fazem parte do Consisa 40 municípios, abrangendo uma população de aproximadamente 356.705 mil habitantes.

O CONSISA tem a missão principal de executar políticas públicas potencializando recursos e serviços à população principalmente do Vale do Taquari. Desde sua instalação prima pela gestão pública de qualidade firmada na ética e responsabilidade na utilização de recursos públicos.

Atualmente desenvolve atividades junto ao Centro Oftalmológico de Encantado – atendimento regional, sendo referência à oftalmologia em média complexidade; Departamento de Inspeção Sanitária do Consisa – em novembro de 2023, o CONSISA foi oficialmente reconhecido como equivalente ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal; faz licitações compartilhadas em diversas áreas; operacionaliza o Programa de Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU, através de cinco unidades de atendimento básico e uma de atendimento avançado, bem como o Serviço de Assistência Especializada – SAE à 30ª região de saúde da 16ª CRS e o Programa Traumatologia através do Hospital de Estrela e do Hospital de Encantado; disponibiliza a prestação de serviços credenciados nas áreas da saúde, meio ambiente, engenharia, horas máquinas, serviços veterinários de inspeção e atendimentos a pequenos animais, coleta de resíduos verdes e volumosos, roçada e varrição.

O processo licitatório das telas interativas foi aberto diante da necessidade apresentada pelos prefeitos dos mais variados municípios do Vale do Taquari. Tal decisão foi tomada com o intuito de auxiliar os municípios nos processos estratégicos de modernização e atualização das salas de aula para que os alunos da rede pública municipal pudessem ter acesso à tecnologia e inovação tão necessários nos dias de hoje. A qualificação do ensino através do investimento público vem qualificando o processo de ensino-aprendizagem preparando os jovens para o mercado de trabalho numa sociedade altamente tecnológica. Tanto esse como todos os processos licitatórios do Consisa e dos municípios consorciados são auditados em tempo real pelos órgãos de controle do Estado.

Primamos pela qualidade e excelência de nossos serviços e estamos sempre colaborando e prestando todas as informações solicitadas pelos órgãos de fiscalização, controle e apuração, uma vez que o trabalho do Consisa sempre foi pautado pela ética, responsabilidade, probidade e transparência na gestão dos recursos públicos envolvidos.

MARCOS JOSE SCORSATTO
PRESIDENTE DO CONSISA
PREFEITO DE ITAPUCA, RS

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: