Jornal Nova Geração

RODOVIAS ESTADUAIS

Consulta pública sobre concessão será levada à Assembleia Legislativa nesta terça

Ida ao parlamento gaúcho é mais uma tentativa de barrar o projeto e rediscuti-lo

Adelar Stefler e Oreno Ardemio Heineck participam de programação na Rádio A Hora (Foto: Rodrigo Gallas)

A consulta pública sobre a concessão das rodovias estaduais será levada à Assembleia Legislativa (AL) nesta terça-feira, 16. Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, o coordenador do grupo de lideranças do movimento “Este Pedágio O Vale não Quer”, Oreno Ardemio Heineck, e o integrante do movimento, presidente da Valelog e da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Arroio do Meio
(Acisam), Adelar Stefler, esmiúçam os resultados da pesquisa, apresentam as insatisfações quanto ao projeto e falam dos novos passos.

Conforme Heineck, nesta terça-feira será realizado um “corpo a corpo” no parlamento gaúcho em mais uma tentativa de barrar o projeto e rediscuti-lo. “Tentaremos falar com todos os deputados e o chefe da Casa Civil. Conseguimos agenda às 10h com o presidente da AL.”

Além do movimento na capital, é projetada a judicialização do plano. As associações comerciais de Encantado, Arroio do Meio e Lajeado entrarão na Justiça. A decisão de avançar com o ajuizamento decorre da falta de compreensão por parte do Estado em relação ao bloco 2.

As insatisfações

Projeto incompleto, sem a inclusão da RS 332, que precisa ser rediscutido; sistema de cobrança com praças de pedágio, injusto e ultrapassado; valores exorbitantes de pedágio, podendo chegar a R$ 10,00 por automóvel e a R$ 40 para caminhões, dependendo do número de eixos; previsão de depósito de um grande valor em dinheiro para um fundo garantidor desnecessário; e edital com previsão de leilão para um mês antes da eleição.

Ouça a entrevista na íntegra 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: