Cooperativas coirmãs, a Certel (Teutônia) e a Ceraçá (Saudades, Santa Catarina), realizaram, nesta semana, a entrega de 40 galerias para nove municípios da região do Vale do Taquari. As estruturas serão utilizadas pelos governos municipais para reconstrução de travessias em arroios e córregos que, durante a cheia de maio, foram arrancadas.
O ato de entrega ocorreu em Lajeado, na Rua Irmando Weissheimer, no bairro Bom Pastor. As estruturas já foram encaminhadas aos municípios contemplados. Para o presidente da Certel, Erineo José Hennemann, a entrega representa muito aos municípios que tiveram muitas estradas e pontes danificadas. “É uma iniciativa conjunta, de união. Com isso, muitos municípios poderão restabelecer ligações nas comunidades e retomar a normalidade”, destaca.
Ele explica que os artefatos de cimento foram doados pela cooperativa de Santa Catarina e vão possibilitar a recuperação de muitas ruas e estradas, levando qualidade de vida às pessoas. De acordo com Hennemann, a cooperativa catarinense ajudou muito no período mais crítico das cheias com a cedência de equipes, materiais e equipamentos.
Funcionários catarinenses também fizeram a organização de uma campanha para a arrecadação de valores para reconstrução da ponte sobre o rio Forqueta entre Marques de Souza e Travesseiro.