Jornal Nova Geração

FAZENDA VILANOVA

Criadores de ovelha são premiados na Expointer

Rancho Miguel, da localidade de Arroio do Pau, e a Cabanha Rainha, em Nova Westfália, sagraram-se campeões de raça e qualidade

Cabanha Rainha é liderada por Ivelene

O Rancho Miguel, da localidade de Arroio do Pau, e a Cabanha Rainha, em Nova Westfália, foram premiados na Expointer pela raça e qualidade na criação de ovelhas. O Rancho conquistou seis prêmios, dentre 25 animais, na apresentação julgada pela Associação Brasileira de Criadores de Poll Dorset. A Cabanha Rainha recebeu prêmios com três animais.

O Rancho Miguel existe desde 2019 e é liderado pelo empresário e criador Homero Machado Miguel. Com a raça Poll Dorset australiana venceu nas categorias borrego incentivo, borrega menor, macho sênior, melhor exemplar da raça e reservado de grande campeão. O criadouro vilanovense participou com 60 animais.

A propriedade possui 75 hectares e conta com 500 animais. Conforme o cabanheiro Rafael das Trevas Pereira, participar de feiras e receber premiações é uma vitrine para a ovinocultura. “A raça que criamos é para cruzamento industrial. Ao conseguir esse destaque em grandes campeonatos é possível mostrar e afirmar a qualidade dos animais que temos aqui”, ressalta.

Segundo o cabanheiro, o Rancho Miguel comprou sêmen australiano e neozelandês. “Hoje tem animais importados aqui na cabanha, o que há sete anos não existia no Brasil. Importamos e damos uma nova origem para a raça”, conta.

Rancho Miguel da localidade de Arroio do Pau (Fotos: Larissa Santos)

Destaque na Expointer

A Cabanha Rainha está em atividade há 10 anos e possui um rebanho de 22 ovelhas crioulas e 48 de outras raças. Com a premiação organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos Crioulos, a propriedade ficou em primeiro lugar na categoria ovino jovem fêmea, quarto lugar na categoria fêmea geral, melhor velo e Grande Campeã da Raça Crioula, geral fêmea.

Além disso, o exemplar macho ganhou primeiro lugar na categoria ovino jovem e Reservado de Grande Campeão na categoria geral. A propriedade, comandada por Ivelene dos Reis e Pedro dos Reis, ainda foi agraciada com 9 rosetas e 8 troféus, inclusive o de Gaúcho de Pala, conferido pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), que seleciona por pontuação os melhores entre suas categorias dentre as cabanhas destaque da feira.

Para Ivelene, o resultado das premiações vem do trabalho em equipe, estudo, melhoramento genético, boas aquisições de matrizes e a crença de que o pequeno produtor pode sim ter bons animais. “Isso só faz aumentar mais nossa responsabilidade de melhorarmos cada vez mais. Nunca podemos esquecer que boa genética, sanidade e nutrição são fundamentais para obtermos animais de qualidade”, salienta.

Essa é a primeira vez que a Cabanha participa da Expointer. A proprietária ressalta o trabalho de todos os produtores de Fazenda Vilanova, pois muitos serviram de exemplo para a propriedade. “Que possamos somar em nosso município e que essa visibilidade faça multiplicar o número de criadores daqui”, afirma.

Ovelha que recebeu o premio de Grande Campeã da Raça Crioula, geral fêmea

Mulher à frente

Ivelene conta que desde pequena, a pecuária está presente em sua vida, pois seus pais eram criadores e incentivaram o trabalho. “Tenho isso muito mais por paixão do que como profissão. E acredito que as mulheres sempre tiveram papel fundamental na pecuária e agricultura, porém sem o devido reconhecimento talvez”, observa.

Incentivo para outros produtores

O prefeito de Fazenda Vilanova, Amarildo Luis da Silva, destaca a importância dos demais produtores do município, de todas as atividades agrícolas, participarem de exposições como a da Expointer. “Queremos que eles apresentem nossas potencialidades ao mundo”, afirma.

O chefe do Executivo colocou à disposição a estrutura da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente para auxiliar todos os empreendimentos rurais. “Essas propriedades são fundamentais para a economia de Fazenda Vilanova. Hoje, o setor primário traz um retorno de cerca de 70% ao município”, ressalta.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: