Jornal Nova Geração

TEUTÔNIA

Danos em veículos comprometem atendimento de ocorrências

Toda a frota chegou a ficar fora de operação nos últimos dias. Com ajuda da comunidade, um dos caminhões recebeu pneus novos e já está na ativa

Todos os caminhões usados em combates a incêndio tiveram problemas devido ao excesso de atendimentos nas últimas semanas. Crédito: Divulgação

O excesso de atendimentos em áreas de difícil acesso, somado às elevadas temperaturas comprometeu as condições da frota de caminhões dos Bombeiros Voluntários de Teutônia. Os três veículos de combate a incêndio sofreram danos nos últimos dias, o que afetou o atendimento de ocorrências. Com o apoio da comunidade, a corporação busca viabilizar o conserto.

Na manhã dessa sexta-feira, 13, os pneus novos de um dos caminhões de combate a incêndio foram entregues na sede da corporação. O material foi adquirido através de doações da população. A troca ocorreu no começo da tarde e o veículo já está na ativa, segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários, Genir Pithan.

“Outro deve retomar as atividades na próxima semana, pois já está sendo colocada uma bomba nova. Ele apresentou danos pois ficou nove horas seguidas trabalhando em um incêndio”, recorda o comandante. Para o terceiro veículo, cujo motor estourou durante uma operação, é aguardado o orçamento do conserto.

Dos três caminhões, conforme Pithan, dois são utilizados também em resgate veicular. “Devido ao alto custo operacional, por serem veículos mais antigos, tivemos que pedir ajuda para o conserto. Felizmente, recebemos muitas doações. O lema dos Bombeiros Voluntários é trabalhar pela comunidade. E quando precisamos, ela sempre nos ajuda”, frisa.

Atendimentos

Apesar do estado dos veículos, os Bombeiros Voluntários não interromperam os atendimentos. “Foram quatro dias com os três caminhões necessitando de conserto. Mas em algumas ocorrências, ainda dava para nós irmos. Não ficamos totalmente parados”, pontua Pithan.

Hoje, são 62 bombeiros voluntários, “preparados para todos os tipos de ocorrência”, garante Pithan, há 21 anos na corporação. São atendidos os municípios de Teutônia, Westfália, Poço das Antas e Paverama, o que abrange uma população de quase 50 mil pessoas.


Frota da corporação e os danos

Iveco ABT 06

Sofreu danos na autobomba de combate a incêndio, devido ao intenso uso em incêndios florestais e demais sinistros. A bomba ficou fora de operação e o caminhão se encontra hoje fora de ação para incêndios. Demais ocorrências como resgate veicular seguem normalmente;

Magirus ABT 01

Com os danos sofridos nos quatro pneus devido ao alto índice de atendimento a incêndios florestais, o veículo ficou totalmente fora de ação até a compra dos novos pneus;

Volkswagen ABTR 05

Sofreu danos na junta de cabeçote e furos no tanque de água. Isso deixou o veículo de incêndio e resgate totalmente fora de ação.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: