Jornal Nova Geração

CONEXÃO

De criança para criança: encenação de contos estimula protagonismo infantil

O Fantástico Caminho dos Contos e Lendas destaca três peças apresentadas por alunos da Emef Ipiranga. Cerca de 2,5 mil estudantes da região devem apreciar as histórias narradas ao ar livre

Vinte e cinco alunos participam das peças (Foto: Karine Pinheiro)

Três histórias em três estações. O Fantástico Caminho dos Contos e Lendas volta a espalhar magia, fantasia e boas histórias infantis pela cidade. O projeto, que ocorre desde 2013, desta vez traz narrativas sobre contos bem conhecidos pela comunidade: Os músicos de Bremen, Branca de Neve e O Rei Sapo. A equipe conta com cerca de 25 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ipiranga na encenação.

A programação iniciou em 26 de setembro. No entanto, os pequenos atores esperaram por este momento por quatro meses. A direção das peças é do professor de teatro Marcelo Brentano, a maquiagem e caracterização ficam por conta de Tuti Kerber e os figurinos foram confeccionados pelo Atelier Luísa. Os alunos que participam do espetáculo estão no quarto ano e têm aulas de teatro desde o ensino infantil.

Neste ano, as estações temáticas ficam próximas à Escola de Ensino Médio Colinas, ao CTG Querência do Gaúcho e na Rua Parobé, perto da ERS-129, espaços cedidos por moradores.

Para Brentano, a magia corre porque são crianças apresentando para crianças. “Eles enfrentam um público da mesma idade, mas ainda sim tem as responsabilidades deles”, destaca. O professor relata que desde o início dos ensaios, é possível perceber melhoras na autoestima, autoconhecimento, dicção e desinibição.

Durante o processo, as crianças decoraram os textos, gravaram as falas em estúdio, até chegarem aos ensaios. Brentano destaca que desde esse momento, a equipe com cerca de 20 pessoas, trabalhou com todo o cuidado para que os pequenos se sentissem seguros. “A partir do momento que inicia a peça, eles são responsáveis pelo andamento. Mas sempre estamos a postos para dar suporte. Queremos eles felizes e seguros”, afirma.

O espetáculo é organizado pelo Centro Cultural Morgenstern. O presidente Cesar Luiz Buth destaca que muitas histórias já foram contadas e que muitas crianças já participaram. Em sua avaliação, o sucesso dos contos se mantém porque as crianças têm curiosidade de ver outras crianças encenando a narrativa. “É algo diferente e eles gostam de novidades. Também tem crianças que não conhecem algumas histórias que contamos”, ressalta.

Ele explica que os alunos que participam são voluntários. Além de incentivar o protagonismo das crianças, Buth acredita que por meio da atuação, as crianças fortalecem os vínculos com atividades culturais. “Vemos as crianças felizes e realizadas por participarem das peças de teatro. Ficam ansiosos pela próxima apresentação”, relata.

Projeto consolidado

O projeto iniciou com uma pessoas que narrava seis contos, no entanto, foi decidido diminuir o número de histórias e inserir os alunos no projeto. “Nada melhor que ser algo de criança para criança”, afirma Edelbert Jasper, secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto.

Ele destaca que o Fantástico Caminho dos Contos e Lendas é consolidado porque encanta a todos que assistem. Tanto as peças, como os locais de apresentação, corroboram para que o público queira aproveitar ao máximo a experiência. As peças apresentadas ao ar livre contam com banquinhos para os espectadores, cenário e a natureza à volta.

Primeira vez

Grande parte dos alunos estrearam como atores. A frente de uma das principais personagens, Rafaela Mallmann, de 9 anos, diz que ficou um pouco nervosa ao saber que interpretaria a Branca de Neve. Ela relata que a primeira apresentação foi intensa, mas que deu tudo certo. “Nós ensaiamos muito. Agora que já nos apresentamos outras vezes, ficou mais fácil”, conta ela.

A intérprete da Rainha Má, Fernanda de Barros, 9, explica que antes de iniciar os ensaios, a turma decorou os textos, e na sequência gravaram as falas. Quando foram encenar, já sabiam mais ou menos o que ia acontecer.Além de desenvolver a expressão e o aprendizado, estar perto dos amigos é o que destaca a Laís Alves, intérprete do sapo. “Eu gosto de teatro. Acho legal imitar o sapo e a peça é bonita”, conta a pequena.

Novidades

Nos dias 4, 5 e 6 de novembro, as apresentações serão abertas ao público em geral, devido aos passeios do Trem da Imigração, entre Colina e Roca Sales. Para o presidente do Morgenstern, é mais uma forma de atrair turistas e impulsionar novos pontos turísticos na cidade. As estações com as três apresentações serão sinalizadas.

“Vamos aproveitar o fluxo de pessoas em Colinas e mostrar esse projeto que sempre atraiu muitas crianças”, destaca Buth.
O espetáculo também estará disponível em 10 e 11 de outubro, para o público escolar, e também durante o Festival da Primavera, para a comunidade em geral.

Os contos

Branca de Neve

Uma rainha má e bela manda matar sua enteada, Branca de Neve, a mais linda de todo o reino. Durante sua fuga pela floresta, ela encontra a cabana dos sete anões que passam a protegê-la. A Bruxa Má disfarça-se e vai atrás da moça com uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve caia em um sono profundo até o dia em que um beijo do amor verdadeiro a faça despertar.

Os Músicos de Bremen

Um burro, um cão, um gato e um galo decidem ir para Bremen, uma cidade onde conhecerão a liberdade. No caminho, avistam luz numa casa e veem quatro ladrões desfrutando dos itens roubados. Eles amedrontam os ladrões para tomar posse da casa, comem uma boa refeição.

O Rei Sapo

Uma princesa conhece um sapo, depois de uma bola de ouro cair em uma lagoa. O sapo se prontifica a resgatar o objeto desde que ela prometa ser sua amiga, lhe alimente e o hospede no castelo. Ela promete, mas não atende aos pedidos. Após orientação do seu pai, o rei, ela decide receber o sapo, que se transforma em um belo príncipe.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: