Depois dos planos de trabalho, projetos e trâmites legais aprovados, a Defesa Civil Nacional depositou os recursos para a construção de sete novas pontes em Imigrante. As estruturas foram arrancadas ou tiveram danos estruturais causados pelos eventos climáticos. No total, o município terá 15 novas estruturas com recursos com aplicação de recursos do governo federal.
Até o momento, estão concluídas a ponte da Divisa e as Passarelas Metálicas do Bairro Esperança e da Seca Baixa. Foram iniciadas as obras das pontes do Hollmann e do Estaleiro, ambas na Seca Baixa. Além disso, as estruturas da ponte do Centro, e as duas pontes na Vale da Harmonia também já passam por intervenções.
A ponte do Hollmann e Estaleiro já tiveram os pilares concretados na semana passada, enquanto a ponte do centro foi demolida. As máquinas promovem a retirada de material, o alargamento do vão, enquanto a empresa responsável pela obra confecciona as gaiolas de ferro para a concretagem dos pilares.
As obras na ponte do Capitel devem iniciar nas próximas semanas. No entanto, a Secretaria de Obras precisa finalizar uma passagem provisória para os veículos e pedestres, pois a antiga estrutura será toda demolida.
Estão também em fase de concretagem duas pontes na Linha Imhoff, que foram arrancadas na enchente de novembro do ano passado. A ponte da Linha Imhoff Fundos está em fase de cura de parte da nova estrutura, que teve que ser aumentada, e deve ser liberada na primeira semana de setembro. Neste período, serão feitas as obras de aterramento das cabeceiras e abertura de estrada.
A ponte de acesso a Boa Vista 37 recebeu a concretagem e deve ficar sem acesso até a metade de setembro. No período, ocorrem as obras de aterramento das cabeceiras, abertura, patrolamento e roçada da estrada de acesso. Outras duas pontes estão em fase de projeto da Defesa Civil: a ponte do Remo e a nova ponte da Rua Dr. Maurício Cardoso, em frente a empresa Gota Limpa.