Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

Dentista Nestor Oscar Kunrath

O dentista e professor, com 93 anos de idade, visitou o Memorial de Estrela

Nestor Oscar Kunrath, nasceu em Montenegro em 7 de fevereiro de 1930. Foi diplomado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Teve seu cadastro profissional no Posto de Higiene de Estrela efetivado em 15 de dezembro de 1960. Possuía seu gabinete odontológico na Rua Tiradentes, 406, Centro de Estrela.

Foi professor da disciplina de Ciências no Sistema Estadual de Ensino. Teve atuação destacada no Lions Clube de Estrela.

Recentemente o dentista e professor Nestor, com 93 anos de idade, visitou o Memorial de Estrela, percorrendo as diversas exposições, lembrando de personalidades e acontecimentos da nossa história.


Médico Armin Rudolf Möhr

Médico no Hospital de Poço das Antas, em 1º de janeiro de 1954. Em 20 de abril de 1955, veio para Estrela, como sucessor de Dr. Joaquim Lamprecht.

Em 1957, convidou o Dr. Werner Schinke para estabelecer a Clínica Médico-Cirúrgica. Em maio de 1962, foi a Paris, onde se especializou em moléstias de senhoras, de varizes e no diagnóstico precoce de câncer.

Em fins de 1964, transferiu-se para Santo Amaro, SP. Em 1971, emigrou para Stuttgart, na Alemanha, onde se aposentou, em 1995. Nasceu em 13 de fevereiro de 1929, em Porto Alegre. Diplomou-se em 17 de dezembro de 1953, pela Ufrgs.


Dentista José Aloísio Lorscheider

De acordo com a ficha do Posto de Higiene de Estrela, o dentista prático, José Aloísio Lorscheider, nasceu no município de Lajeado em 15 de outubro de 1900.

Foi licenciado para trabalhar na área da odontologia em 5 de julho de 1934. Seu gabinete estava localizado no distrito de Costão em Estrela. Residia em Daltro Filho, naquela época 4º distrito de Garibaldi.

Dom Aloísio Lorscheider da Igreja Católica ou Cardeal Lorscheider, como ficou conhecido, nasceu a 8 de outubro de 1924, em Picada Geraldo, Estrela. O seu pai era o dentista José Aloísio Lorscheider e a mãe Verônica Gerhardt Lorscheider.


Farmacêutico José Alfredo Arthur Buchmann

José Alfredo Arthur Buchmann foi farmacêutico e bancário em Estrela, onde mantinha uma farmácia na Rua Fernando Abott. Em setembro de 1922, esteve a negócios na Alemanha. Foi correspondente do Banco Popular do RS, instalado em 1925.

Em 1925, foi eleito presidente do Grêmio Esportivo Estrelense. Foi 2º suplente do juiz municipal de Estrela.

Nas eleições municipais de 15 de novembro de 1947, foi candidato a prefeito municipal de Estrela, pela coligação do PTB + PL + UDN + PRP, perdendo, com 2.572 sufrágios, ou seja, 41%.  Nasceu em Estrela em 9 de setembro de 1892, morreu em 30 de dezembro de 1984.


Segunda Invasão a Vila de Estrela

Em 30 de outubro de 1893, a Vila de Estrela é novamente invadida, liderados pelos revolucionários Maragatos, Palmeira e Altenhofen, com tiroteio e gritaria pelas ruas, indo em direção à Intendência Municipal.

Houve reação de alguns poucos, o vigário da Paróquia, Padre Eugênio Steinhardt (foto), intermediou, a guarda municipal se entregou sob garantia de vida dada por Altenhofen. Houve prisão do vigário e do irmão Grones que fez um relato detalhado da situação. Depois foram liberados.

Também dessa vez os maragatos não permaneceram na Vila de Estrela por muito tempo: Poucos dias depois chegava a tropa republicana de Santos Filho que limpou a área.


Terceira invasão da Vila de Estrela

Em março de 1894, as forças revolucionárias novamente entram na Vila de Estrela, comandadas por Aníbal Geraldo e José Altenhofen, mas desta vez apesar do número de combatentes, uma coluna de patriotas, comandados por Faustino Augusto, impedem que tomem posição de ataque.

Dispersados sem orientação, retiraram-se em debandada, muitos se jogando no Arroio Estrela, atravessando a nado. Na fuga deixaram para trás muitos cavalos encilhados e lanças.

Os ânimos continuam exaltados, aparecendo de vez em quando algum grupo revolucionário pelas colônias de Estrela. O coronel Lautert, juntamente com Santos Filho a nível regional, comandavam as forças legalistas.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: