Foi reinstalada na Assembleia Legislativa do Estado, na quarta-feira, 3, da semana passada, a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop-RS). Em entrevista ao A Hora Bom Dia deste quarta-feira, 10, o presidente do grupo pela terceira vez consecutiva, o deputado estadual Elton Weber (PSB) fala da expectativa de trabalho.
O deputado diz que em levantamento foram verificados sete ramos de atuação no modelo. No agropecuário foram observados os maiores problemas. Por outro lado, o de crédito deve ser utilizado de exemplo, com regulação externa do Banco Central, entre outros mecanismos para blindar possíveis crises. “Quando acontece um problema há uma ação imediata. Nos outros há fragilidade de gestão em crises”, explica.
O líder do grupo explica que há uma lei a qual normatiza a atuação cooperativa. Por ser uma sociedade de pessoas, entende-se que deve ter uma autorregulação. Porém, devido aos problemas de gestão observados, “não tem outra forma a não ser colocar um instrumento paralelo, externo, como o do sistema cooperativo de crédito, no qual o Banco Central regula.”
Weber informa que na segunda metade de maio, provavelmente no dia 22, a Frente se reunirá com Sistema Ocergs-Sescoop/RS para debater ações contra a crise nas cooperativas. “Vamos verificar o que os parlamentares estaduais podem fazer. Qual a sua competência.”
Ouça a entrevista na íntegra