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ESTRELA

Dnit faz estudo sobre condições de navegação no Rio Taquari

Equipes analisam a profundidade do rio em Estrela e Bom Retiro do Sul. Iniciativa apoiada pela E-Log integra tratativas para retomar a navegação

Batimetria iniciou nesta semana após instalação de réguas na área portuária de Estrela. (Foto: Caetano Pretto)

As ações para viabilizar a navegação no Rio Taquari foram retomadas nesta semana. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) avança com a batimetria, estudo que revela o perfil e profundidade de rios e oceanos. O serviço ocorre entre o Porto de Estrela e a Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul.

A autarquia fez análise do manancial em agosto de 2023. O resultado apontou que o Rio Taquari oferecia condições para o fluxo de navegação em 90% do ano. Neste período, a volta do tráfego de embarcações estava projetada para dois anos. Devido às cheias que atingiram o Vale do Taquari, surgiu a necessidade de repetir o processo.

Diretora-presidente da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log), Elaine Strehl aponta que as condições do rio podem ter sofrido alterações. “Precisamos entender os efeitos das inundações, do assoreamento, para avançar nas tratativas de tonar a navegação viável. Com este serviço, a E-Log se soma às ações que são trabalhadas na retomada do uso do rio”, comenta.

Com o resultado do estudo em andamento, será possível analisar os efeitos das inundações na extensão do rio. A batimetria também deve apontar se há necessidade de serviços de dragagem. “A batimetria antecede a dragagem, portanto, nos aproximamos de buscar soluções para o desenvolvimento logístico fluvial”, destaca Elaine.

Membro do Conselho Administrativo da E-Log, Nilto Scapin enfatiza os avanços para retomar a navegação do Rio Taquari como “importante, fundamental e necessário”. Segundo ele, para garantir fluxo hidroviário, a extensão do manancial entre o Porto e a Barragem também precisam apresentar condições favoráveis para circulação.

“Temos demanda de empresários e é uma ação importante para o desenvolvimento da região. Portanto, a partir deste estudo, o Dnit vai nos posicionar e apresentar as condições. Precisamos ter certeza que este trecho terá a manutenção necessária”, defende Scapin.
O plano inicial do Dnit era garantir condições de navegação na hidrovia até 2026, prazo que pode mudar pela necessidade de refazer os mapas. O investimento na dragagem é considerado um movimento crucial para a retomada do transporte de produtos pelo Rio Taquari. Atualmente, a autarquia possui contrato para realizar o serviço no trecho entre a barragem de Bom Retiro do Sul e a foz no Rio Jacuí.

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