Jornal Nova Geração

WESTFÁLIA

Documentário retrata história de Westfália

Produzido por Brentano Produções e Projetos Culturais curta metragem terá dez episódios

Obra audiovisual reúne 30 depoimentos de moradores locais, que compartilham histórias e curiosidades. (Crédito da imagem: divulgação)

Em 2024, Westfália completou 28 anos. Para comemorar o aniversário, lançou no dia 31 de maio o documentário “Ecos do Passado, Passos para o Futuro – Westfália a História Contada”. A série de dez episódios é uma produção da Brentano Produções e Projetos Culturais, financiada pela Lei Paulo Gustavo através de um edital do município.

A obra audiovisual, dirigida por Marcelo Brentano, reúne 30 depoimentos de moradores locais, que compartilham histórias e curiosidades sobre dez temas diferentes. Com episódios variando entre 8 e 20 minutos, o documentário cobre aspectos diversos da construção social, econômica e cultural de Westfália.

O lançamento oficial ocorreu em 31 de maio, e desde então, os episódios são disponibilizados às terças e sextas-feiras nos canais oficiais da Prefeitura de Westfália no YouTube, Facebook e Instagram.

Até o momento foram divulgados as histórias do ex-presidente Geisel que foi batizado em Westfália. Os detalhes da emancipação, o espírito empreendedor, a história da educação e das escolas, a história da agricultura familiar, bem como a história da colonização alemã. Nas próximas semanas serão apresentados também a língua sapato de pau e as conquistas no esporte.

O projeto foi possibilitado pela Lei Paulo Gustavo, que oferece incentivos culturais. A Associação Cultural Westfáliana foi a entidade selecionada para desenvolver o projeto após vencer o edital lançado pela prefeitura. “Inicialmente, planejamos episódios de cinco minutos, mas as histórias foram tão ricas que alguns se estenderam até 20 minutos”, destaca Brentano.

Até agora, seis capítulos já foram ao ar, e o sétimo será lançado nesta sexta-feira. “É muito gratificante ver as pessoas contando com suas próprias palavras como a cidade cresceu e se desenvolveu. É um testemunho vibrante da nossa história”, conclui Brentano. Quem quiser assistir o documentário pode acessar os canais da Prefeitura de Westfália nas redes sociais.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: