Os dois nomes do Vale do Taquari que integram o secretariado de Eduardo Leite são os responsáveis pelo programa estadual para desassoreamento de rios e arroios no Rio Grande do Sul. Rafael Mallmann, que comanda a pasta de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e Marjorie Kauffmann, secretária de Meio Ambiente, coordenam a iniciativa apresentada pelo governo nesta segunda-feira, 29.
De acordo com Mallmann, o investimento que alcança os R$ 303 milhões será dividido em dois eixos: o primeiro é voltado aos arroios e canais de drenagem, enquanto o outro modelo abrange rios e canais pluviais de grande porte.
“Não tem dúvidas, temos vários arroios que efetivamente precisam dessa limpeza. Tenho certeza que vai fazer a diferença o trabalho que faremos em todo o estado. Estamos abrindo para receber propostas dos municípios, que precisam apresentar projetos básicos simples mostrando curso de água que ele quer desassorear, a estimativa de volume a e tipo de material a ser retirado”, declarou o responsável pela Sedur.
As intervenções de maior porte são de responsabilidade da pasta de meio ambiente, coordenada por Marjorie. O valor específico para o Rio Taquari não foi anunciado ainda pois depende do resultado da batimetria, um estudo feito no leito para identificar os locais em que o trabalho é mais necessário.
As prefeituras interessadas poderão pleitear recursos mediante o cadastramento de projetos, com prioridade para os 418 municípios que declararam estado de calamidade ou emergência. A seleção dos projetos será viabilizada com base em convênios entre Estado e municípios. Para garantir a transparência e facilitar o acesso à informação, será disponibilizado um portal on-line para consulta por ordem de prioridade para o desassoreamento e para a análise técnica das solicitações.
Acompanhe a entrevista completa de Rafael Mallmann no Conexão Regional da Rádio A Hora: