Jornal Nova Geração

É coronavírus?

ESTRELA – No SUS, mesmo que o paciente seja diagnosticado com o coronavírus, faltam testes para serem aplicados e confirmarem a doença. Por conta disso, muitas pessoas com sintomas estão procurando laboratórios particulares para realizarem os exames.

A biomédica Raquel Birck, sócia-proprietária do Laboratório Biosofia, de Estrela, destaca que estão surgindo muitas dúvidas em relação aos métodos. Ela destaca que os testes mais falados, no momento, são os rápidos (imuno cromatográficos) e o de fluorescência (método com muita precisão de resultado).

“Na fluorescência todo o processo ocorre em tempo inferior a 0,00001 segundo. É um processo muito rápido. Para entender mais, a fluorescência é o fenômeno pelo qual uma substância emite luz quando exposta a certas radiações que absorvidas transformam-se em luz visível e, desta maneira, conseguem detectar a presença do anticorpo de uma amostra”, explica Raquel.

Neste teste, o aparelho consegue quantificar a substância com precisão. “Com isso consegue-se, além de detectar a presença, dizer em quantidade qual a fase de uma doença a que uma pessoa se encontra, no início, chamada de fase aguda, ou numa fase mais delicada, chamada de crônica”, explica.

Testes rápidos

O Biosofia Laboratório está atualmente realizando o teste de imunocromatografia e, em breve, atuará também com o de fluorescência, onde o aparelho detecta com mais precisão e rapidez a presença do SARS-CoV-2 (a Covid-19). A tecnologia que é reconhecida pela Anvisa possui aprovação através de ensaios clínicos e pode facilitar a detecção rápida da presença do coronavírus. “O Biosofia Laboratório está comprometido com a qualidade do resultado e a segurança do cliente”, destaca Raquel. 

O laboratório

O Biosofia fica na Rua Geraldo Pereira, 300, Bairro Alto da Bronze, próximo ao Hospital Estrela. Informações pelo 3712-2336. 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: