Jornal Nova Geração

ESTRELA

E-Log define técnico para assumir gestão do aeródromo

Contratação tem o objetivo de cumprir com exigências da agência reguladora e aprimorar operações

Guarita passa por reforma. Gestor iniciou os trabalhos no dia 16. Crédito: Jhon Willian Tedeschi

A Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) nomeou um novo gestor para a condução das atividades no aeródromo. A contratação atende à uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O profissional iniciou os trabalhos no dia 16.

O responsável é Matheus Albano Brandt, com formação em gestão aeronáutica e experiência em pilotagem. “É o passo necessário para cada vez mais profissionalizar o aeródromo. Este gestor tem várias responsabilidades, como atender à Anac, controlar circulação de aeronaves e cuidar da infraestrutura do local”, diz Elaine Strehl, presidente da E-Log. O município possui direito de gestão do espaço e ainda solicita a doação em definitivo por parte do governo do estado.

A prioridade está na manutenção dos 24 hectares localizados na Linha São José. Sobretudo, a atenção fica para os 570 metros da pista. Ao todo, são seis espaços para guarda dos aviões e helicópteros. Passam pelo local monomotores, bimotores terrestres, e aviões à pistão e turboélice, especificamente para transporte de pessoas.

A Anac encaminhou à E-Log uma lista com itens a serem melhorados no aeródromo. No fim de março foi aberto um processo de vigilância remota, com o objetivo de levantar informações atualizadas sobre os quesitos de manutenção, operação e segurança aeroportuária. Brandt ressalta que as ações são fundamentais para manter a inscrição junto à agência reguladora. “É a primeira vez que vejo uma prefeitura profissionalizar o aeródromo”, destaca.

Ações previstas

Existem dois projetos em paralelo para viabilizar melhorias. Um deles prevê a ampliação da pista para cerca de 1,2 quilômetro e o outro pretende a pavimentação do local. Ambos estão em análise pelos órgãos reguladores, mas sem prazo para execução.

Com o interesse de pelo menos dois empresários em utilizar a estrutura, existe a perspectiva de uma ampliação no número de hangares. Hoje, um dos espaços passa por reforma, e todos possuem sistema de monitoramento individual. Sobre o controle de pousos e decolagens, a estrutura não demanda uma torre de comando, mas a gestão será responsável por articular o cronograma da pista.

Controle e condições

A vulnerabilidade da área do aeródromo preocupa os gestores. O espaço de portaria teve alguns itens furtados recentemente, o que motivou a E-Log a acelerar os reparos e a contratação de seguranças. No entanto, de acordo com Brandt, este profissional precisa ter um treinamento específico.

Em setembro do ano passado, o local foi alvo de uma ação da Polícia Civil, por fazer parte de uma rota de transporte de drogas vindas do Paraguai. A reorganização da guarita, com vigilância permanente, servirá para receber visitantes e liberar acessos, mas também para desencorajar a atuação de criminosos.

As condições da pista são outro ponto importante para que os pousos e decolagens ocorram de forma segura. Aspectos como o corte da grama são determinantes para manter as condições favoráveis à operação.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: