Jornal Nova Geração

ESTRELA

E-Log prepara chamamento para duas áreas do porto

Quatro empresas do ramo da prestação de serviços procuraram o município nas últimas semanas para verificar a viabilidade de operar na estrutura portuária

Área do porto serve para eventos, como a Multifeira do ano passado. Hoje ocorre o segundo dia do Estrelas do Conhecimento. Crédito: Arquivo/A Hora

A Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) projeta mais alternativas para o uso do porto. Nas próximas semanas a instituição vai publicar um chamamento público para empreendedores interessados em dois espaços apresentarem propostas de levar operações aos locais. O governo sinaliza que pelo menos quatro empresas estariam dispostas a participar.

Uma reunião do conselho de administração da entidade, na terça-feira, 23, encaminhou os próximos passos para a concessão das áreas. A presidente da E-Log, Elaine Strehl, destaca que a decisão não pode ser exclusivamente da empresa. “Precisamos abrir para o público, a exemplo do que fizemos na parceria com a Nutritec”, lembra.

Elaine detalha que o processo passa por algumas etapas específicas, antes do chamamento. A primeira já foi feita, que era o envio de um ofício para a Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis). O setor de engenharia inicialmente fará um estudo técnico da área. “Acredito que até o início da semana que vem as avaliações estejam prontas”, projeta.

Em entrevista ao programa Frente e Verso, na Rádio A Hora 102.9, o prefeito Elmar Schneider confirmou a informação. “A equipe técnica está em análise final para implantação e instalação de mais quatro empresas aqui na área portuária, o que nos deixa muito felizes.” Ele ainda acrescentou que todas as interessadas são do segmento de transportes. No momento, não será concedido espaço para atividades portuárias.

As áreas que serão concedidas compreendem um espaço em frente a entrada principal da E-Log e um dos galpões maiores, nos fundos do porto. “Esse pavilhão, fora da cerca, provavelmente será dividido em dois ou até três”, afirma Elaine. Com a segmentação da área, até três empresas poderiam prestar seus serviços no local.

Para acelerar o processo

A E-Log pretende ter o chamamento pronto até o início de setembro. A partir daí, são três dias para publicação e divulgação, e na sequência as empresas interessadas em concorrer encaminham a documentação e a de maior oferta poderá utilizar as áreas. “A ideia é atender ao pedido das empresas que fizeram as consultas”, antecipa a presidente.

Uso da estrutura

No campo dos eventos, o Porto de Estrela sedia a feira “Estrelas do Conhecimento” até sábado, 27, e recebeu a 7ª Estrela Multifeira, no ano passado. Em junho de 2021, a Nutritec, empresa do setor de suprimentos agropecuários, nutrição animal e logística, assumiu os silos e armazéns.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: