Jornal Nova Geração

CONGRESSO DE LOGÍSTICA

“É preciso fazer estudo de volume de carga”, diz presidente da Portos RS

Segundo Cristiano Klinger, dragagem para aprofundar local da passagem de embarcações tem custo alto. É necessária análise econômica e ambiental

Cristiano Klinger em programação da Rádio A Hora direto do Congresso de Logística (Foto: Deivid Tirp)

A Rádio A Hora 102.9 apresenta sua programação direto do 1º Congresso de Logística dos Vales, no Porto de Estrela, nesta terça-feira, 11. A emissora leva seu estúdio à área portuária e conversa com as pessoas que fazem a logística nos Vales acontecer.

Em entrevista ao Frente e Verso, o presidente da Portos RS, a Autoridade Portuária dos Portos do Rio Grande do Sul, Cristiano Klinger entende ser necessário estudo para verificar a viabilidade de reativação da hidrovia. “Quando falamos da necessidade de fazer uma dragagem precisamos fazer uma análise do impacto ambiental, econômico e do volume de carga.”

Klinger informa que o custo para aprofunda o calado do rio por meio de uma dragagem é alto. Por isso, a verificação da quantidade de carga que será transportada pelo local é de extrema importância. O estudo deve ser feito pela Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log). No entanto, há o empecilho de outros locais do modal hidroviário não comportarem grandes embarcações.

O presidente da Portos RS relata ser possível a utilização de uma barcaça. Este modelo de embarcação possui baixa altura, o que permite sua navegação em locais de calado baixo, mesmo com grandes cargas.

Ouça a entrevista na íntegra

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: