A Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leo Joas passa a contar com curso profissionalizante. O projeto piloto em parceria com o Campus Lajeado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) oferece formação em “Assistente de Administração”. A aula inaugural ocorre na segunda-feira, 8, a partir das 19h, nas dependências da escola.
As aulas do curso estão previstas para ocorrer duas vezes na semana no turno da noite, concomitante às da grade curricular da escola. O projeto surgiu de uma diretriz do Ministério da Educação que visa incentivar a continuidade dos estudos após a formação no Ensino Fundamental.
Para a coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Ticiana Angeli, além de uma oportunidade de concluir a educação básica, o aluno sai com certificado de formação para atuar no mercado de trabalho. “Isso traz ganhos para os estudantes. Desta forma eles terão a chance de se qualificar e continuar buscando novos conhecimentos”, afirma.
A coordenadora explica que o curso de assistente em administração foi decidido de acordo com a necessidade do mercado da região. Durante as aulas serão abordados temas como educação financeira, informação e tecnologia, formação de lideranças e empreendedorismo.
Para ter acesso a formação, que é gratuita, é necessário estar matriculado na EJA. As inscrições seguem abertas até a próxima semana e para efetivar a matrícula é necessário entrar em contato com a Emef Leo Joas e ter no mínimo 18 anos. Hoje, cerca de 50 alunos estão matriculados no ensino voltado para adultos.