Além da pavimentação no quilômetro 88 da ERS-129, em Muçum, que iniciou no começo do mês e tem previsão de término para o fim de outubro, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) programa para os próximos dias a remoção total do material excedente oriundo da queda de barreira situada em direção a Vespasiano Corrêa. O local necessita da cautela dos motoristas devido a se manter em uma via e funcionando praticamente em um sistema de “pare e siga”. O asfalto nesse trecho se encontra rachado e faz com que caminhões e veículos pesados reduzam a velocidade ao transitar por lá.
Para aqueles que se dirigem até Vespasiano é preciso estar atento por não haver sinalização indicando a situação em meia pista. Motoristas relataram preocupação, com alguns tendo se surpreendido ao passar pelo trecho a noite e irem de encontro a outro veículo na mesma via. Segundo a assessoria de imprensa da EGR, a desobstrução da pista não foi realizada neste período para não prejudicar a logística de transporte do material rochoso obtido por meio das detonações nas proximidades do local para reconstruir o quilômetro 88 que desmoronou durante as chuvas na região.
Manutenção entre Colinas e Roca Sales
Ainda sobre a RS-129, o governo do Estado confirmou o início das obras de manutenção no trecho entre Roca Sales e Colinas para essa semana. Em reunião com lideranças municipais, o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, reafirmou que a reconstrução da rodovia, no trecho entre os dois municípios, está nas 30 obras prioritárias anunciadas pelo governo e deve começar até o fim de 2024. Para os trabalhos de reconstrução da ERS-129, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) já fez um anteprojeto e o encaminhará para aprovação do conselho gestor do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
Pavimentação no quilômetro 88
Sobre as obras no local onde o deslizamento de terra criou uma cratera, a EGR iniciou na semana passada a pavimentação com as equipes preenchendo o segmento de aproximadamente 100 metros com camadas de sub-base — etapa preliminar que precede à pavimentação definitiva. Paralelamente, a EGR também executa a construção de um muro de gabião para a estabilização do talude e contenção de novos desmoronamentos, reforçando a segurança aos usuários da rodovia. O investimento é de R$ 8,84 milhões.