Jornal Nova Geração

ELEIÇÕES 2022

Eleição frustra candidatos locais e é marcada por filas

Justiça Eleitoral estuda motivos para demora, que passou de uma hora. Baixa abstenção e poucos problemas com urnas e mesários são considerados os pontos positivos. Dos candidatos que representavam Estrela e Bom Retiro do Sul, nenhum se elegeu

Espera na Emef Leo Joas, no bairro das Indústrias, passou de uma hora em alguns momentos (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

Apesar da tranquilidade, as grandes filas marcaram as eleições do último domingo, 3, na microrregião. Dos 44.100 eleitores aptos a votar, 36.418 foram às urnas, o que marca uma abstenção de 17,4% – 7.682 pessoas não compareceram nas seções. No âmbito da disputa regional, nenhum dos quatro candidatos da microrregião foram eleitos.

A perspectiva de uma eleição sem maiores ocorrências na região se confirmou. Não houve nenhum registro de crime eleitoral ou situação com necessidade de intervenção policial. Apenas três mesários faltaram e quatro urnas eletrônicas precisaram ser substituídas.

O chefe do Cartório Eleitoral de Estrela, Sandro Ferrari, trata a ordem na votação como o ponto positivo do domingo. Por outro lado, ainda tenta entender os motivos para atrasos registrados. Em algumas seções, como na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Joas, no bairro das Indústrias, a demora chegou a uma hora, no início da tarde.

No município com o maior número de pessoas aptas a votar (25.890), esta eleição foi a primeira com a biometria válida para a maior parte dos eleitores. Mas Ferrari avalia que este não foi a principal razão para as filas. “Se comparar com outros municípios menores, como Bom Retiro, Fazenda Vilanova, a demora foi parecida”, pondera.

A organização dos materiais de expediente para uso dos mesários no segundo turno já iniciou na 21ª Zona Eleitoral, de acordo com o chefe do cartório. No entanto, o preparo das urnas e a logística para locais de votação deve ocorrer como no primeiro turno, na semana anterior ao dia 30.

Estatísticas

Em relação aos candidatos mais lembrados pelos eleitores da microrregião, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) fez 21.458 votos, equivalente a 61,1% dos votos válidos. Na corrida pelo Palácio Piratini, Onyx Lorenzoni (PL) recebeu 15.311 votos (43,6% do total de válidos) e venceu em quatro municípios – apenas em Imigrante, Eduardo Leite (PSDB) foi o mais votado.

Para o Senado Federal, cenário semelhante ao governo do estado. O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) foi derrotado por Ana Amélia Lemos (PSD) também em Imigrante. Mourão fez 16.957 votos, 48,3% dos válidos. Natural de Teutônia, Ricardo Wagner (PTB) foi o mais lembrado para deputado federal com 2.055 votos, enquanto para a Assembleia Legislativa o mais votado na microrregião foi João Braun (PP), com 5.689 votos.

Apoio às majoritárias

Único candidato a deputado federal na microrregião, Felipe Diehl (PL) somou 9.363 votos, número que ele considera expressivo, diante da estrutura montada. “O meu nome ainda era desconhecido por várias pessoas, e os demais candidatos a deputado tinham uma estrutura milionária.” Com uma proposta de permanente apoio aos candidatos do partido – Jair Bolsonaro para a presidência e Onyx Lorenzoni para o governo do estado –, Diehl pretende se manter na vitrine. “Estou me organizando para ser o deputado da nossa região em 2026”, projeta.

Valorização do trabalho

João Braun (PP) fez 10.955 votos na corrida por uma vaga de deputado estadual. Sem ser eleito, retoma os trabalhos como vereador em Estrela, cidade onde considera que a votação foi muito boa. No entanto, ele avalia que os números totais ficaram aquém das expectativas. “Tive uma excelente votação em Estrela. Os eleitores do município entenderam e valorizaram o trabalho construído durante os últimos 6 anos”, refletiu. Mesmo com o desempenho positivo, Braun ainda não definiu o que fará nas próximas eleições.

Dever cumprido

Candidato a deputado estadual com 4.046 votos, José Alves (Podemos) lamenta que os eleitores do Vale tenham optado por candidatos de fora, mas valoriza as campanhas da região. “Acho que todos que concorremos à vaga na Assembleia Legislativa ou Câmara dos Deputados saímos com o dever cumprido de tentar buscar representatividade.” O ex-vereador de Estrela aguardará o segundo turno das eleições para definir o futuro na política, mas já começa a projetar as eleições municipais em 2024.

Experiência incrível

Representante de Bom Retiro do Sul nas eleições, o candidato a deputado estadual Tiago Pedroso (PSC) avalia a experiência como “incrível”. “São 5.237 pessoas que acreditam no Tiago Pedroso. Trabalhei e me empenhei muito, tentando fazer uma política diferente”, comenta. Ele se diz feliz com o desempenho na região, mas esperava maior votação fora do Vale do Taquari. Sobre o futuro, Pedroso segue com a Assembleia na mira. “A única certeza que tenho é que em 2026 serei novamente candidato a deputado estadual”, finaliza.

Maior engajamento dos eleitores

Em âmbito estadual, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), Francisco José Moesch, elogiou a presença dos eleitores e a velocidade da apuração. “Tivemos filas, mas os jovens aumentaram 133%. As pessoas mais velhas, que não precisariam comparecer, foram votar pela polarização”, pontuou o desembargador nascido em Estrela.

Moesch elogiou o papel da imprensa para o bom andamento do processo eleitoral, tanto para questões institucionais, quanto para divulgação das informações das eleições. As campanhas para valorizar o voto e a democracia também foram destacadas pelo presidente. “Votar é um pedaço da soberania popular”, acrescentou.

Os mais votados para…

Presidente:
Jair Bolsonaro (PL) – 21.458 (61,1%)
Luís Inácio Lula da Silva (PT) – 10.689 (30,4%)
Simone Tebet (MDB) – 1.763 (5%)
Outros – 1.209 (3,5%)

Governador:
Onyx Lorenzoni (PL) – 15.311 (43,6%)
Eduardo Leite (PSDB) – 8.447 (24,1%)
Edegar Pretto (PT) – 5.042 (14,4%)
Roberto Argenta (PSC) – 3.456 (9,8%)
Outros – 2.863 (8,1%)

Senador:
Hamilton Mourão (Republicanos) – 16.957 (48,3%)
Olívio Dutra (PT) – 7.415 (21,1%)
Ana Amélia Lemos (PSD) – 5.876 (16,7%)
Outros – 4.871 (13,9%)

Deputado Federal:
Ricardo Wagner (PTB) – 2.055 votos
Lucas Redecker (PSDB) – 1.978 votos
Marcel Van Hatten (Novo) – 1.792 votos
Alceu Moreira (MDB) – 1.752 votos
Ênio Bacci (União Brasil) – 1.715 votos

Deputado Estadual:
João Braun (PP) – 5.689 votos
Tiago Pedroso (PSC) – 3.595 votos
Márcia Scherer (MDB) – 2.473 votos
Maneco Hassen (PT) – 1.853 votos
Gláucia Schumacher (PP) – 1.747 votos

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: