O prefeito eleito de Teutônia, Renato Altmann (PSD), expressa preocupação com o alto número de crianças na fila de espera por vagas em creches no município. De acordo com dados fornecidos à equipe de transição, hoje, 496 crianças aguardam uma oportunidade de ingresso. Altmann afirma que, nos primeiros meses da gestão, pretende adotar medidas já estabelecidas, como a compra de vagas em creches particulares e o encaminhamento das crianças para instituições comunitárias, mas reconhece que é pouco provável a possibilidade de zerar a fila nos primeiros meses de mandato. “Fomos eleitos para encontrar soluções para solucionar as carências. Acredito que nenhum gestor vai conseguir zerar as filas, mas temos que encontrar outras possibilidades para diminuir esse número.”
Cita que nessa semana, a atual gestão municipal informou que não vai organizar as escolas para receber as crianças durante o período de férias entre janeiro e fevereiro. “Isso me preocupa pois precisamos desse planejamento, precisamos das escolas em atividade. O ideal é que fosse planejado neste ano, mas caso não aconteça, vamos fazer algo a toque de caixa nos primeiros dias de 2025.”
Mão de obra
Outro desafio apontado por ele é a falta de mão de obra no município, especialmente com o crescimento populacional de cerca de três mil novos habitantes. O prefeito eleito enfatiza a necessidade de um diagnóstico mais aprofundado das causas desses problemas, muito no que diz respeito ao assistencialismo que, segundo ele, pode incentivar a falta de interesse em buscar emprego. “Se Teutônia tem três mil novos habitantes, não podemos falar que falta mão de obra. Acredito que há muitos incentivos que fazem com que as pessoas não procurem trabalho”, declara.
Altamann também se mostra atento ao processo de desenvolvimento acelerado da cidade. Ele reconhece que o crescimento é positivo, mas ressalta que é necessário que ele seja acompanhado de políticas públicas eficientes. “Teutônia é um município atrativo, mas crescer sem desenvolver não adianta. Quando temos esses ‘booms’, é preciso redobrar o cuidado”, afirma.
Equipe de trabalho
Sobre a equipe de trabalho para a gestão 2025-28, Altmann destaca que deve apresentar os nomes até a metade de dezembro. Cita que está com o grupo praticamente montado. “A equipe será técnica e politica. Se o secretário for técnico, o sub-secretário vai ser político e vice versa, até para conversamos bem com a Câmara de Vereadores.”
Posse e diplomação
A diplomação de Renato Altmann e de Evandro Biondo, bem como dos vereadores eleitos será em 18 de dezembro, às 14h, no Auditório do Colégio Teutônia. Já a posse está agendada para o dia 30 de dezembro, às 17h, na Câmara de Vereadores.