Após quatro anos, Estrela retomou os atendimentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nessa quinta-feira, 5. Desde o fechamento da agência, moradores precisavam se deslocar até Teutônia ou Lajeado para resolver pendências relacionadas aos serviços previdenciários. O município foi habilitado para a prestação de serviço por meio de Acordo de Cooperação Técnica.
Os atendimentos ocorrem nas dependências da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, que inclusive, está localizada no antigo prédio do INSS, na Avenida Rio Branco. Segundo a secretária Renata Cherini, a retomada do serviço era questionada pela comunidade. Hoje, os acompanhamentos feitos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) são feito no espaço cedido pelo órgão federal.
Gerente-executiva regional, Sinara Schafer, destaca que a implementação do acordo surge em resposta às necessidades locais, bem como à ampliação na prestação de serviços. “O objetivo é proporcionar aos cidadãos um atendimento mais próximo e eficiente, com serviços, orientações e suporte na preparação de requerimentos previdenciários”, afirma.
Com o acordo, os moradores podem solicitar serviços como protocolo de benefícios e assistenciais, com exceção dos serviços por incapacidade, como o auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez. Além disso, serão oferecidos serviços como protocolo para emissão de Certidão de Tempo de Contribuição, revisão de benefícios, recursos administrativos e atualizações para a manutenção de benefícios.
Com a proposta, o município disponibiliza servidor, que recebe qualificação e acesso às informações do órgão nacional e que possibilitam auxiliar os moradores em demandas ligadas à instrução e preparação de requerimentos de benefícios e assistência, entre outras orientações.
No Vale
Atingida pela enchente de maio, semanas após iniciar o atendimento ao público, a sede nova do INSS em Lajeado deve reabrir as portas em janeiro de 2025. Os trabalhos de reforma iniciaram em outubro, após longo período com o prédio fechado. As obras ocorrem na área interna, enquanto as melhorias externas já foram feitas pela empresa contratada.
Desde segunda-feira, 4, o órgão conseguiu um espaço no município para o atendimento presencial ao público. Após solicitação à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, foi disponibilizado um espaço no salão paroquial, ao lado da Igreja Matriz. Dois servidores foram designados para atuar no local.