Jornal Nova Geração

ESTRELA

Em parceria com o INSS, Estrela retoma atendimentos previdenciários

Agência do Instituto Nacional do Seguro Social no município foi fechada em 2020. Serviço volta a ser oferecido na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, na Avenida Rio Branco

Serviço foi retomado após quatro anos. (Crédito da imagem: Karine Pinheiro)

Após quatro anos, Estrela retomou os atendimentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nessa quinta-feira, 5. Desde o fechamento da agência, moradores precisavam se deslocar até Teutônia ou Lajeado para resolver pendências relacionadas aos serviços previdenciários. O município foi habilitado para a prestação de serviço por meio de Acordo de Cooperação Técnica.

Os atendimentos ocorrem nas dependências da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, que inclusive, está localizada no antigo prédio do INSS, na Avenida Rio Branco. Segundo a secretária Renata Cherini, a retomada do serviço era questionada pela comunidade. Hoje, os acompanhamentos feitos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) são feito no espaço cedido pelo órgão federal.

Gerente-executiva regional, Sinara Schafer, destaca que a implementação do acordo surge em resposta às necessidades locais, bem como à ampliação na prestação de serviços. “O objetivo é proporcionar aos cidadãos um atendimento mais próximo e eficiente, com serviços, orientações e suporte na preparação de requerimentos previdenciários”, afirma.

Com o acordo, os moradores podem solicitar serviços como protocolo de benefícios e assistenciais, com exceção dos serviços por incapacidade, como o auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez. Além disso, serão oferecidos serviços como protocolo para emissão de Certidão de Tempo de Contribuição, revisão de benefícios, recursos administrativos e atualizações para a manutenção de benefícios.

Com a proposta, o município disponibiliza servidor, que recebe qualificação e acesso às informações do órgão nacional e que possibilitam auxiliar os moradores em demandas ligadas à instrução e preparação de requerimentos de benefícios e assistência, entre outras orientações.

No Vale

Atingida pela enchente de maio, semanas após iniciar o atendimento ao público, a sede nova do INSS em Lajeado deve reabrir as portas em janeiro de 2025. Os trabalhos de reforma iniciaram em outubro, após longo período com o prédio fechado. As obras ocorrem na área interna, enquanto as melhorias externas já foram feitas pela empresa contratada.

Desde segunda-feira, 4, o órgão conseguiu um espaço no município para o atendimento presencial ao público. Após solicitação à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, foi disponibilizado um espaço no salão paroquial, ao lado da Igreja Matriz. Dois servidores foram designados para atuar no local.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: